nsc

publicidade

Prefeitura municipal de Blumenau apresenta

População arrecada parte do valor para melhorias de ruas em Blumenau

Parceria faz parte do programa de pavimentação da prefeitura

02/12/2019 - 11h50 - Atualizada em: 05/12/2019 - 18h06

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
População participa com parte do valor da obra
População participa com parte do valor da obra
(Foto: )

Garantir que a estrutura das ruas esteja em dia, seja com lajotas bem colocadas e presas ou com um asfalto de qualidade e firme, é uma atribuição do poder público. Mas esta regra não impede que a população de Blumenau faça parte de um mutirão e, junto com a prefeitura, resolva os problemas das ruas da cidade.

Aos poucos, de rua em rua, a sociedade civil organizada tem aderido ao Programa Pavimentação Ação, que surgiu da necessidade de a administração pública implementar critérios técnicos para garantir a transparência na gestão das pavimentações das vias em regime de mutirão. Nos últimos anos, o Programa já pavimentou 61 ruas pela cidade.

Reunião de mutirão

Toda comunidade que tenha ruas com problemas pode participar do Programa Pavimentação Ação. Após se inscrever, o bairro recebe uma reunião de mutirão. O programa precisa da adesão de pelo menos 80% dos moradores. O encontro acontece na casa de alguém do bairro e conta com a participação de um representante da prefeitura.

Uma comissão formada por três moradores fica responsável por abrir uma conta no banco e depositar o valor referente à participação da comunidade beneficiada, que deve ser o equivalente a um terço do valor da obra. Feito o depósito, a comissão precisa entregar o comprovante, juntamente com os documentos pedidos e assinados no dia da reunião de mutirão.

A parte da comunidade no valor é destinada para a mão de obra do empreiteiro e para as lajotas ou pavimentação. A quantia deve ser paga ao empreiteiro e todo o trâmite pode ser acompanhado pelo site da Prefeitura.

Até o fim do ano, sete ruas estarão em obras
Até o fim do ano, sete ruas estarão em obras
(Foto: )

Todas recebem as melhorias

O início dos trabalhos leva em conta, primeiramente, a ordem de inscrição. Depois, a prefeitura confere se o total do valor exigido já foi depositado. Por fim, havendo empate entres duas ruas ou mais, o critério passa a ser a data de criação da rua. As mais antigas têm prioridade.

As vias que não fazem parte do programa também recebem melhorias e não dependem do Programa. Neste caso, as obras dependem do tempo necessário para o repasse orçamentário do município.

Atualmente, seis ruas estão recebendo os trabalhos do Programa. Mais uma ordem de serviço foi concluída recentemente. Com isso, até o fim do ano, sete ruas estarão em obras.

– O objetivo da Prefeitura é zerar a fila de espera das ruas que atingirem a meta até o final de 2020. Com isso, impulsionando ainda mais o programa e estimulando a adesão de mais vias que aguardam pela pavimentação - salienta o secretário Municipal de Obras, Edson Brunsfeld.

Este trabalho feito na estrutura da cidade tem impacto direto na qualidade de vida da população que, por meio deste mutirão, se sente parte do processo de melhoria de Blumenau. Chamando para si a responsabilidade, o morador se torna, também, um fiscalizador da preservação do que foi feito no seu bairro.

Confira mais informações no canal da prefeitura de Blumenau

Deixe seu comentário:

publicidade