Uma sessão ainda mais rápida do que a de posse elegeu Julio Garcia (PSD) o novo presidente da Assembleia Legislativa, confirmando acordo de bastidores costurado nas últimas semanas.
Continua depois da publicidade
Assim que a sessão foi aberta, o deputado Marcos Vieira (PSDB) entregou à mesa o documento com a candidatura de Garcia. Os quatro minutos de prazo para inscrição de outras chapas foi protocolar, já que, como esperado, não houve nenhum outro concorrente.
Mesmo com apenas um candidato, o regimento prevê que a votação seja nominal e aberto, no microfone. Em menos de 15 minutos, Julio Garcia foi eleito por unanimidade e assumirá pela terceira vez o comando do parlamento catarinense para o período de dois anos.
Após um breve pronunciamento já como presidente, o pessedista convocou nova sessão imediatamente para eleger o restante da Mesa Diretora, em que também houve acordo prévio para a divisão dos cargos.
Confirmando o acerto, houve apenas uma chapa inscrita e eleita, com Mauro de Nadal (MDB) como primeiro vice-presidente, Rodrigo Minotto (PDT) como segundo vice, Laércio Schuster (PSB) como primeiro secretário, Padre Pedro (PT) como segundo secretário, Altair Silva (PP) como terceiro secretário e Nilson Berlanda (PR) como quarto secretário. Foram 38 votos a favor e dois contrários, de Bruno Souza (PSB) e Jessé Lopes (PSL).
Continua depois da publicidade