nsc
    dc

    COM SEDE

    Porcos morrem de calor dentro de caminhão no Oeste de SC

    Bombeiros Voluntários de Irani deram água para minimizar o sofrimento dos animais e evitar mais mortes

    29/03/2021 - 11h06

    Compartilhe

    Maria Eduarda
    Por Maria Eduarda Dalponte
    Porcos morrem de calor e sede em caminhão parado em Irani
    Porcos morrem de calor e sede em caminhão parado em Irani
    (Foto: )

    Seis porcos morreram de calor e sede em um caminhão estacionado próximo ao posto de combustível do Alto Irani, no Meio-Oeste de Santa Catarina, na tarde de domingo (28). Os Bombeiros Voluntários da cidade foram até o local e esguicharam água nos suínos para minimizar o sofrimento e evitar que mais animais morressem.

    > Caminhão atropela três cavalos e BR-101 fica congestionada

    > Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

    Os bombeiros foram acionados pelos membros da ONG de Defesa aos Animais de Irani, que perceberam que os porcos estavam estressados e se mordendo devido ao calor.

    O caminhão em que os animais se encontravam havia saído do Rio Grande do Sul às 10h de sábado com destino a Curitiba, mas o veículo apresentou problemas mecânicos e o motorista precisou parar em Santa Catarina.

    Segundo os bombeiros, o condutor do caminhão acionou a empresa de transporte pedindo para que a manutenção do veículo fosse feita de forma rápida ou que eles enviassem um novo veículo para transbordo. Porém, o outro caminhão para transportar os suínos só foi enviado à cidade no final da tarde de domingo.

    > Galo que bota ovos vira atração no Meio-Oeste de SC

    A Polícia Militar esteve no local e dará prosseguimento à investigação do caso. Todo animal tem direito à alimentação e água e não deve ser colocado em situações que gerem estresse ou ansiedade. A Lei 1.095/2019, sancionada em 2020, aumentou a punição para maus-tratos de animais. Agora, pessoas e empresas que maltratarem animais podem ser punidas com multa ou reclusão de dois a cinco anos.

    Além da ONG de Defesa aos Animais do município e da PM, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) também esteve no local. 

    *Com supervisão de Raquel Vieira

    Leia mais

    Enfermeira morre de Covid-19 aos 43 anos em Florianópolis

    Bebê é achado com cordão umbilical nos fundos de casa em Chapecó

    Estado oficializa critério que define quem tem direito a leito de UTI quando há lotação

    Colunistas