nsc

FAKE NEWS

Postagem falsa traz lula gigante a Florianópolis para espantar os turistas da Ilha

Imagem do animal marinho circula na internet para afugentar novos visitantes na Ilha de Santa Catarina

26/12/2019 - 12h16 - Atualizada em: 26/12/2019 - 20h13

Compartilhe

Por Ronaldo Fontana
Postagem falsa coloca lula gigante na praia da Tapera, no Sul da Ilha, em Florianópolis
Postagem falsa coloca lula gigante na praia da Tapera, no Sul da Ilha, em Florianópolis
(Foto: )

Todos os anos, a “população de verão” de Florianópolis aumenta consideravelmente com os turistas que chegam à Ilha da Magia para passar a temporada. Mas dessa vez a “magia” da Ilha está sendo usada de outra forma. Uma imagem de uma lula gigante, que estaria na praia da Tapera, no Sul da Ilha, está circulando nas redes sociais dos manezinhos com o intuito de amedrontar os turistas que estejam vindo ou desejam passar a temporada em Floripa. Não passa de uma postagem falsa.

Postagem fake traz até "alerta vermelho" do Corpo de Bombeiros
Postagem fake traz até "alerta vermelho" do Corpo de Bombeiros
(Foto: )

As postagens fakes, que não passam de brincadeiras, apontam para animais marinhos gigantes em Florianópolis e em outros lugares pela costa brasileira. A ideia dos engraçadinhos para espantar os turistas desavisados foi através de postagens falsas, com direito a “alerta vermelho” emitido pelo Corpo de Bombeiros — que também não é verdade.

— O estado de SC é alvo de críticas, é normal que as pessoas façam isso. Toda a estrutura do Corpo do Bombeiros está à disposição para servir os turistas. Todos os alertas oficiais estão nos sites oficiais, assim como nas redes sociais oficiais. Não há nada. Nem uma baleia gigante, nem um bicho-papão, nada que possa assustar os turistas — comentou o Coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, César Nunes.

Fake de um tubarão gigante também foi ligado a Floripa nas redes sociais
Fake de um tubarão gigante também foi ligado a Floripa nas redes sociais
(Foto: )

A imagem da lula gigante é uma fake news antiga. No início de 2014, o site oficial do National Geographic, do canal de televisão destinado a apresentação programas, séries e documentários sobre tecnologias, ciências, história, meio ambiente e curiosidades, desmentiu uma suposta aparição da mesma lula gigante na praia de Santa Monica, na Californa, EUA.

Na época, a imagem do animal marinho gigante surgiu com uma onda de outros animais gigantes pelo mundo. De acordo com o artigo publicado pelo National Geographic, a lula gigante da imagem foi avistada na costa da Espanha, em 2013.

Ufa... Sem essas preocupações nas praias de Floripa.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas