publicidade

Cotidiano
Navegue por

Notícia

Praia de Mariscal, em Bombinhas , é uma das mais limpas, conforme relatório da Fatma

A água do mar foi aprovada em 264 testes

04/01/2012 - 21h56 - Atualizada em: 30/11/2012 - 15h50

Compartilhe

Por Redação NSC
A praia de Mariscal foi uma das que foram consideradas próprias para banho em 100% das amostras coletadas pela Fatma na última década
A praia de Mariscal foi uma das que foram consideradas próprias para banho em 100% das amostras coletadas pela Fatma na última década
(Foto: )

Diante daquele tom claro de azul esverdeado, Leonardo Dallabona, de 25 anos, sempre suspeitou que tomava banho em um dos pontos mais limpos, entre as praias de todo o Estado. O relatório divulgado pela Fatma comprovou que ele tinha razão. A área em frente à Avenida Água Marinha em Mariscal, no município de Bombinhas, foi uma das que foram consideradas próprios para banho em 100% das amostras coletadas pelo órgão ambiental na última década. No total, foram 264 análises de balneabilidade nesse ponto de Mariscal.

Com o resultado, Leonardo ficou ainda mais orgulhoso da praia onde toma banho desde a infância e que, hoje, ele avista do restaurante onde trabalha.

- É a minha praia preferida, está sempre limpa - garante o garçom.

De acordo com ele, a boa qualidade da água é garantida pela falta de rios trazendo esgoto e pela ausência de cultivo de frutos do mar, que poderiam deixar a água mais turva pela proliferação de algas. O garçom soube, inclusive, de uma teoria científica:

- Já ouvi falar que tem uma corrente marítima que contribui para que a água seja sempre trocada e sempre limpa - diz.

Ricardo Jackson, que aluga cadeiras bem em frente ao ponto mais limpo de Mariscal e também é morador de Bombinhas, destaca ainda, como um aspecto positivo, a preservação da restinga na praia.

- Se tivesse construção de casas aqui na restinga, teria fossa que poderia infiltrar e contaminar o mar - ressalta.

A vegetação na areia, garantida por moradores e pelo poder público, ajuda ainda a conservar a extensa faixa de areia desse balneário de Bombinhas. Esses fatores, enumerados por quem conhece a região, contribuem para a beleza da praia e fazem a felicidade de quem aproveita Mariscal. Depois de se divertir no mar, Thiago Pugliessa, de 3 anos, ainda encontrou fôlego para jogar bola com o pai na grande faixa de areia da praia.

- Depois que descobri aqui, só venho para cá. Eu sei que nunca encontraria uma praia parecida no Estado de São Paulo, onde moro - afirma Sidnei Pugliessa, de Santo André.

A família de Robson Claudio também não compara o balneário com as praias de Itajaí, onde mora.

- Dá para ficar tranquilo, o mar é bem limpo para as crianças brincarem - diz o vendedor de 26 anos.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação