nsc

publicidade

Planejamento urbano

Prefeitura apresenta proposta de binário na Santos Dumont e Tenente Antônio João em Joinville

Um dos principais questionamentos foi o impacto que o sistema binário provocará no comércio da região

04/03/2015 - 17h08

Compartilhe

Por Redação NSC

A reunião realizada na tarde desta quarta-feira para debater a implantação do sistema binário de trânsito formado pela avenida Santos Dumont e a rua Tenente Antônio João,em Joinville, foi considerada positiva.

O encontro teve a participação de moradores dos bairros Bom Retiro e Santo Antônio com técnicos da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville (Ippuj).

A lista de presença registrou o nome de 84 moradores e representantes de empresas e instituições de ensino (Univille e Udesc) que conheceram os detalhes do projeto de revitalização da rua Tenente Antônio João, iniciada em fevereiro, e a proposta de transformá-la em mão única de direção.

:: Leia as últimas notícias de Joinville e região

Foram duas horas de debates e troca de informações no encontro realizado no auditório da Universidade de Joinville (Univille), das 15 às 17 horas. Um dos principais questionamentos foi o impacto que o sistema binário provocará no comércio da região, desde o acesso ao shopping center localizado ao lado da avenida Santos Dumont, aos pequenos negócios da rua Tenente Antônio João.

Os técnicos do Ippuj enfatizaram que o principal propósito de implantação do sistema binário é o ganho que se terá com uma maior mobilidade com a automática criação de condições favoráveis ao desenvolvimento econômico da região. O projeto prevê o fluxo de veículos no sentido Centro/bairro pela rua Tenente Antônio João e o sentido contrário pela Avenida Santos Dumont.

Em função de vários comentários sobre a obras de duplicação da avenida Santos Dumont, iniciada há dois anos e hoje interrompida, o presidente do Ippuj Vladimir Constante explicou que trata-se de uma obra do governo do Estado e que será o grande eixo viário no sentido Centro-Norte, com quatro pistas para veículos de passeio, duas faixa exclusivas para ônibus e ciclovias.

- O binário que hoje propomos é uma forma de melhorarmos a mobilidade enquanto a duplicação não se concretiza -, explicou.

Entre as dúvidas dos presentes sobre os impactos do sistema binário destacaram-se a segurança para os moradores frente ao asfaltamento e mão única, o risco de decadência do comércio, pontos críticos em confluências, conversões à esquerda na avenida Santos Dumont, pouca estrutura de ruas laterais, ausência de elevados e dúvidas sobre a eficiência que o binário trará para o trânsito.

O presidente do Ippuj Vladimir Constante explicou que todas as considerações apresentadas na reunião serão levadas em conta na análise do projeto e que qualquer decisão a ser feita será antecipadamente comunicada às entidades e pessoas que estiveram na reunião. Iniciada em meados de fevereiro, a requalificação da rua Tenente Antônio João tem prazo previsto de conclusão de seis meses.

Deixe seu comentário:

publicidade