Além da suspensão do transporte coletivo em diversos horários pelos próximos dias, a prefeitura de Blumenau anunciou nesta quinta-feira de manhã uma série de medidas de emergência para economizar combustíveis. A situação é uma resposta à falta de combustíveis na maioria dos postos da região, motivada pela paralisação dos caminhoneiros que está bloqueando rodovias desde segunda-feira.

Continua depois da publicidade

As mudanças foram anunciadas em uma coletiva de imprensa no Salão Nobre da prefeitura, com a presença do prefeito Mário Hildebrandt e de praticamente todos os secretários do poder público municipal. De forma geral, todos anunciaram a suspensão de fiscalizações preventivas e vistorias na cidade, priorizando apenas o atendimento interno, sem uso dos veículos.

Serviços de saúde devem continuar atendendo normalmente, pois a prefeitura conseguiu reservar uma cota de combustível para atendimentos de emergência. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também informaram que têm gasolina até segunda-feira.

Leia mais

AO VIVO: acompanhe a greve dos caminhoneiros em Santa Catarina

Continua depois da publicidade

Blumenau amanhece com filas em postos de combustíveis

A Defesa Civil anunciou não está mais fazendo vistorias e irá para a rua apenas para atender ocorrências. O mesmo ocorre na equipe do Desenvolvimento Social e outras pastas que trabalham com fiscalização.

Na rede pública de ensino as aulas estão confirmadas, mas a secretaria de Educação sinalizou que não serão feitas avaliações nesta quinta e sexta-feira.

O Samae frisou que o tratamento de água não está comprometido e que a coleta de lixo ocorre normalmente até domingo.

No setor de obras da prefeitura, algumas frentes de trabalho que dependem de combustíveis para as máquinas ou de peças que vêm de outras cidades serão paralisadas. É o caso das obras nas ruas Humberto de Campos e General Osório. Obras que dependem apenas de trabalho manual continuarão normalmente.

Continua depois da publicidade

A Fundação Cultural cancelou o Parque da Leitura, marcado para sábado, e também a Biblioteca Ambulante desta sexta-feira.

Destaques do NSC Total