nsc
    santa

    Pandemia

    Prefeitura de Blumenau intensifica ações de combate ao novo coronavírus

    Além da Central de Monitoramento e o Alô Saúde Blumenau, que estão ativos desde o início da pandemia, a prefeitura disponibiliza Ambulatórios com atendimento e testagem 

    01/12/2020 - 13h58 - Atualizada em: 14/12/2020 - 16h36

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    prefeitura de Blumenau
    Ambulatório Vila Germânica
    (Foto: )

    O número de casos do novo Coronavírus voltou a crescer em Blumenau. No início do mês de outubro, dados levantados pela prefeitura apontam para um aumento, em média, de 62 novos casos por dia até a primeira quinzena do mês; e 167 novos casos ao final do mês de outubro. Por isso, as autoridades sanitárias reforçam medidas para evitar a propagação do vírus e uma possível segunda onda da doença.

    Além dos atendimentos que já vinham sendo realizados pela prefeitura de Blumenau, que desde o início da pandemia manteve ações frequentes de combate a Covid-19, estão sendo intensificadas ações de testagem.

    No Parque Vila Germânica, um Ambulatório foi preparado para receber pessoas que apresentem sinais da doença, com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal. A estrutura recebe pacientes todos os dias, inclusive finais de semana, das 7h às 19h. Além disso, os atendimentos do fast-track do AG Centro foram centralizados na Vila Germânica, uma mudança que visa otimizar o serviço na região central da cidade.

    Prefeitura de Blumenau
    (Foto: )

    Novos teste antígeno

    Em conjunto com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI), a Prefeitura de Blumenau adquiriu 10 mil novos testes antígeno. A coleta feita de um swab nasofaringea traz o resultado em até 30 minutos. Os novos testes já estão sendo utilizados no Ambulatório do Parque Vila Germânica.

    coronavirus
    (Foto: )

    Atendimentos nos Bairros

    Como estratégia de descentralizar os atendimentos e ampliar as ações de combate à Covid-19, os Ambulatórios Gerais (AG) também estão fazendo testes em pacientes com sintomas gripais. De segunda a sexta-feira, os fast-tracks localizados no CSU Fortaleza, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia possuem horário estendido. Nestes locais, as pessoas com suspeitas de Covid-19 podem buscar atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. No sábado e domingo, com exceção do CSU Fortaleza, estes locais atendem das 7h às 19h. No fast-track do AG Escola Agrícola os atendimentos ocorrem em horário habitual, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

    Central de Monitoramento

    Segue atendendo a população a Central de Monitoramento, que recebe ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 18h, por meio do telefone 3381-6587.

    O serviço é voltado para o esclarecimento de dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau.

    Dúvidas sobre os resultados de exames seguem pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

    Alô Saúde Blumenau

    Além do serviço emergencial por telefone, discando 156 - opção 2, a prefeitura de Blumenau integrou um canal de WhatsApp para facilitar esse contato, pelo número (48) 4042-0330.

    Cuidados necessário para prevenção

    A Prefeitura de Blumenau também vem reforçando a importância da população manter hábitos de higiene para prevenir novos contágios. Lavar as mãos; cobrir o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar; manter uma distância mínima de cerca de 1,5 metro de qualquer pessoa e evitar abraços, beijos e apertos de mãos estão entre as orientações.

    Para quem precisa sair de casa, o cuidado deve ser redobrado. A exigência feita pelas autoridades de saúde é pela utilização de máscaras, além da recomendação de que seja evitada a circulação desnecessária em locais públicos.

    Quanto a inevitável ida a mercados ou farmácias, a orientação é buscar horários menos movimentados. Durante as compras, não levar as mãos até a boca, olhos e nariz e higienizá-las com álcool em gel. É importante lembrar que as compras também devem ser higienizadas ao chegarem em casa, de preferência com panos umedecidos com desinfetante. O mesmo serve para pedidos entregues por delivery.

    Vale lembrar que o distanciamento social segue sendo uma das medidas de prevenção mais eficazes contra a Covid-19. Ainda assim, é fundamental investir em práticas de higiene que evitem a contaminação do vírus.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas