nsc
    santa

    Saúde

    Prefeitura de Blumenau liberará novos agendamentos para vacinação contra  gripe na segunda

    Idosos devem utilizar o sistema Pronto Mobile para marcar um horário

    09/04/2020 - 19h23 - Atualizada em: 10/04/2020 - 07h23

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    Município aguarda a chegada de novas doses
    Município aguarda a chegada de novas doses
    (Foto: )

    Após o último agendamento esgotar em pouco mais de uma hora, a prefeitura de Blumenau divulgou que reabrirá a marcação de horários para vacinação contra a gripe (H1N1). Idosos poderão utilizar a internet e telefone para garantir a dose da vacina na segunda-feira (13), a partir das 8h. Nesta terça (7), quando o sistema foi liberado para a população, em menos de duas horas todas as vagas foram preenchidas.

    O agendamento deve ocorrer pelo sistema Pronto Mobile ou neste link. Outra opção é ligar para os postos de saúde e Ambulatórios Gerais e solicitar uma hora por telefone. Conforme o secretário de Saúde, Winnetou Krambeck, a marcação é exigida para que não haja aglomeração nas unidades de saúde e possível disseminação do novo coronavírus. E alerta: a vacina não imuniza contra a nova doença, apenas contra a influenza.

    A prefeitura não informou quantas vagas serão disponibilizadas, já que não chegou um novo lote de vacinas, apenas houve um remanejamento de estoque. Ainda assim, conforme Krambeck, a agenda de terça, quarta e quinta-feira estará disponível. Até o momento 27 mil pessoas do grupo prioritário foram vacinadas. A meta da prefeitura é chegar a 30,5 mil idosos neste primeiro mês de campanha, que termina no próximo dia 15.

    As doses estão chegando a conta-gotas do Ministério da Saúde. A segunda fase, que começará dia 16, terá como foco professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, funcionários do sistema prisional, menores infratores, detentos, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuário.

    Como agendar

    Idosos poderão agendar um horário para vacinação clicando neste link ou pelo Aplicativo Pronto Mobile. São 100 pessoas por dia nos AGs e até 50 por dia em Unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs).

    Outra possibilidade é ligar para a unidade de saúde que frequenta e marcar o horário por telefone. Blumenau possui atualmente 30 salas de vacinas em AGs e ESFs. Estão fechados por falta de equipe durante a quarentena do coronavírus os postos da Vila Itoupava, Itoupava Norte e Progresso.

    Caso a unidade de referência esteja sem horários, é permitido o agendamento em outro posto que ainda tenha disponibilidade.

    Campanha Nacional de Vacinação

    Conforme o Ministério da Saúde, a segunda fase da campanha começa dia 16. A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão contempladas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o nascimento do bebê), população indígena e portadores de condições especiais.

    Por conta da pandemia de coronavírus, até o dia 15 de abril a vacina será destinada exclusivamente a idosos e trabalhadores da saúde.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas