A Prefeitura de Florianópolis vai fechar totalmente a Praça XV, no Centro da Capital, durante este Carnaval. A intenção é preservar o patrimônio público e histórico. Foram instalados tapumes de metal no entorno da praça, mas ainda é possível transitar pelos corredores, que estão abertos. O fechamento total deve acontecer até a noite desta quinta-feira, 8 de fevereiro, quando acontece o Enterro da Tristeza.
Continua depois da publicidade
Segundo o superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinicius De Lucca Filho, o fechamento da praça levou em consideração alguns fatores que ocorreram em anos anteriores: depredação das flores, das ferragens que separam os jardins e dos ferros da Figueira centenária, além de casos de pessoas que urinaram e defecaram na praça. A segurança também é um dos motivos para o fechamento.
Só no sábado de Carnaval, 10, são esperados aproximadamente 130 mil pessoas na região central da cidade. De acordo com De Lucca, o bloqueio da praça não vai atrapalhar as festas de Carnaval.
— Não há prejuízo das atividades carnavalescas até porque continua tendo todas as vias abertas. No Enterro da Tristeza também não haverá problema porque o pessoal vai passar pela praça, mas vai para o Largo da Alfândega.
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com o superintendente, durante o Carnaval toda a região central da cidade terá 400 banheiros químicos, grades de proteção, ambulância, reforço de policiais militares e um drone da prefeitura, que vai fazer imagens durante a folia para auxiliar na segurança.
A Praça XV volta a ser parcialmente aberta na terça-feira, 13, e totalmente na quarta-feira, 14, até às 12h.