nsc
    dc

    Pandemia

    Prefeitura de Florianópolis inaugura espaço para atender empreendedores locais no período durante e pós pandemia

    Com o aumento de pessoas jurídicas impulsionado pela pandemia, o atendimento a empresários, que era realizado no Pró-Cidadão, passará a ser feito na Casa do Empreendedor

    16/02/2021 - 09h24 - Atualizada em: 16/02/2021 - 09h30

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Casa do Empreendedor
    A Casa do Empreendedor está localizada na esquina da Rodovia Antônio Amaro Vieira com a Servidão do Palmeiras, no bairro Itacorubi
    (Foto: )

    A geração de empregos para reduzir o déficit causado pela crise da Covid-19 é um dos pontos principais do Plano de Retomada econômica de Florianópolis. Pensando nos negócios que foram afetados pela pandemia e até mesmo nos novos empreendimentos locais criados nesse período, a Prefeitura de Florianópolis acaba de abrir as portas da Casa do Empreendedor. A iniciativa é uma das ações do Plano, lançado no início do ano e que contará com o investimento de mais de R$ 300 milhões em dois anos, em diversos setores da economia.

    O objetivo é facilitar o processo de abertura de novas empresas e a manutenção dos negócios. Desse modo, espera-se gerar mais de 20 mil empregos, fortalecendo a economia da capital. A Casa do Empreendedor vai oferecer serviços e orientações administrativas, legais e tributárias, antes realizados pela Pró-Cidadão, de maneira mais efetiva e centralizada.

    A criação desse espaço exclusivo para atender aos empreendedores é uma iniciativa do Programa Cidade Empreendedora, da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, em parceria com Sebrae/SC.

    – Recentemente, atingimos a marca de cem mil inscrições municipais de empresas abertas, ou seja, hoje temos cem mil CNPJs, que é um número muito significativo para nosso município e é muito importante neste momento de retomada da economia, pois favorece a geração de emprego e renda – relata Juliano Richter Pires, secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis.

    Além dos serviços de administrativos, que contemplam desde a abertura de novas empresas, o local também conta com uma sala de treinamento, onde irão ocorrer cursos de capacitação em parceria com o Sebrae/SC, e um balcão de eventos para ajudar empresas que desejam realizar feiras, congressos etc. na cidade, fomentando também o turismo de negócios e fortalecendo o setor de eventos, que é muito importante para a geração de emprego e renda.

    – Esse serviço vai permitir separar o atendimento das pessoas físicas e das pessoas jurídicas, que antes era todo concentrado no Pró-Cidadão. A partir de agora, todos os empresários que tiverem qualquer tipo de dificuldade devem procurar a Casa do Empreendedor. Assim, pretendemos tornar o atendimento mais dinâmico e resolver as questões com mais assertividade – afirma Juliano Richter Pires, secretário municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

    A parceria entre Prefeitura de Florianópolis e Sebrae/SC existe desde 2017, com o Programa Cidade Empreendedora, que caminha para sua terceira fase, e que engloba diferentes esferas da economia, desde ações em escolas até a comunidade em geral.

    – A parceria entre PMF e Sebrae sempre teve muito êxito em todas as ações realizadas. O Programa Cidade Empreendedora, por exemplo, é referência nacional no apoio ao empreendedorismo – atesta Juliano.

    – Além de capacitar pessoas para as vagas disponíveis no mercado de trabalho e habilitar quem já empreende a desenvolver seu negócio, também buscamos tornar o município de Florianópolis um gerador de oportunidades – explica o vice-prefeito da capital, Topázio Silveira Neto.

    Em respeito às normas sanitárias, em função da pandemia do novo Coronavírus, a inauguração contou com a presença do público geral, mas os atendimentos já estão sendo realizados.

    Serviços ofertados na Casa do Empreendedor

    Na Casa do Empreendedor, será oferecido atendimento de orientação e serviço a quem deseja abrir um negócio e a micros, pequenos e médios empresários de Florianópolis, como:

    - Informações sobre formalização, alteração e baixa de empresas;

    - Orientações sobre direitos e deveres do MEI, ME e EPP;

    - Elaboração e distribuição de material informativo com conteúdo para a implantação da Lei Geral Municipal e benefícios;

    - Orientação aos MEIs a respeito da Declaração Anual Simplificada e questões tributárias;

    - Cadastro e emissão do Certificado de Condição de Micro Empreendedor Individual (CCMEI);

    - Emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI (DASMEI) e de outros documentos, como alvará de funcionamento;

    - Emissão de guias de recolhimento de tributos e taxas municipais e de outras certidões;

    - Realização de consultas via sistema integrador da Rede Simples, pelo de sistema próprio da PMF ou em meio físico.

    Localização

    A Casa do Empreendedor está localizada na esquina da Rodovia Antônio Amaro Vieira com a Servidão do Palmeiras, no bairro Itacorubi. O atendimento deve ser agendado no link bit.ly/agendamentopmf. No campo ‘Unidades’, deve-se selecionar a opção ‘Empresas’ e preencher as informações solicitadas. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas