A Prefeitura de Florianópolis começa nesta segunda-feira (19) os testes com um novo tipo de ônibus acessível. A experiência vai durar 45 dias. O objetivo é avaliar a implementação de um ônibus adaptado que possa oferecer mais conforto e segurança no trajeto dos passageiros que utilizam o serviço. O veículo vai circular em diferentes regiões que, por serem de difícil acesso, e por apresentarem subidas e descidas mais acentuadas, prejudicam a locomoção dos deficientes físicos.
Continua depois da publicidade
O ônibus-teste possui o tamanho de 10 metros, dois a menos que o ônibus adaptado que já é utilizado atualmente, além de características técnicas que buscam atingir as melhorias propostas. A capacidade é de 26 pessoas sentadas, o que segundo a prefeitura atende à legislação referente a esse tipo de veículo. Enquanto o teste estiver sendo executado, as linhas continuarão a ser operadas normalmente com os ônibus que já atendem os bairros.
De acordo com a prefeitura, um ônibus com estrutura menor e mais estreita como o veículo testado facilita as curvas em regiões de morro, que por apresentarem ruas estreitas e descidas e subidas muito acentuadas, tornam as manobras mais complicadas, por exemplo. Isso facilitaria a mobilidade e também traria melhora no conforto do usuário durante o trajeto.
— Caso o teste apresente resultados satisfatórios, vamos programar a aquisição gradativa de mais unidades como parte do Pacote de Mobilidade que estamos preparando — antecipa o secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana de Florianópolis, Michel Mittmann.
10 “linhas sociais” receberão o teste com novo ônibus adaptado
760 – Morro do Geraldo
Continua depois da publicidade
761 – Vila Aparecida
762 – ngelo Laporta
763 – Caeira do Saco dos Limões
764 – Monte Serrat
765 – Morro da Queimada
766 – Morro do 25
768 – Morro do Horácio via Mauro Ramos
769 – Morro Nova Trento
772 – Chico Mendes