nsc
    nsc

    Tire suas Dúvidas

    Prefeitura de São José inicia distribuição dos carnês do IPTU 2018

    Os contribuintes poderão pagar o IPTU com 20% desconto em cota única ou em duas parcelas

    08/01/2018 - 12h08 - Atualizada em: 08/01/2018 - 12h18

    Compartilhe

    Por Redação NSC

    A Prefeitura de São José iniciou nesta segunda-feira, 8, a distribuição dos carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e Taxa de Coleta de Lixo 2018. Os contribuintes poderão pagar o IPTU com 20% desconto em cota única ou em duas parcelas, além de um desconto de 5% na cota única para quem não tinha débitos com o município até o dia 16 de dezembro de 2017. Também é possível optar pelo pagamento parcelado mas, nesse caso, não há desconto.

    A data de vencimento da primeira parcela ou da cota única será no dia 12 de fevereiro. Quem optar pelo pagamento em duas parcelas deve obrigatoriamente realizar o pagamento da segunda parcela até a data do vencimento, caso contrário, perderá o direto ao desconto. Este ano a correção do imposto calculada pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumido Amplo) foi de 2,7%, menor cálculo registrado desde 2000.

    Os contribuintes que estiverem com seus endereços completos e atualizados no sistema da Prefeitura receberão o carnê do IPTU em casa. Um total de 83.293 carnês foram encaminhados aos Correios que ficarão responsáveis pela entrega. Outros 8,2 mil carnês foram entregues nas imobiliárias. Em caso de dúvidas com relação aos valores, o contribuinte deve procurar a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada no andar térreo do prédio da Prefeitura de São José, de segunda a sexta, das 8h às 19h.

    Já os contribuintes que quiserem antecipar o pagamento ou que não receberem o carnê em casa, podem imprimir as guias no site da Prefeitura. Para isso, é necessário ter em mãos o número do CPF, CNPJ ou inscrição do imóvel. Quem não receber o carnê do imposto até o dia 29 de janeiro e não puder imprimir pelo site deve procurar a Central de Atendimento do IPTU, montada no Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), na Avenida Beira-Mar de São José.

    Central de Atendimento do IPTU

    A Central funcionará de 8 de janeiro a 9 de fevereiro, de segunda a sexta, das 8h às 18h, somente para a entrega e impressão de carnês. Cerca de 28,3 mil carnês estão à disposição dos contribuintes no CATI, por estarem com endereço incompleto ou com problema de identificação. Para agilizar o atendimento, a orientação da Secretaria da Receita é que o contribuinte leve um carnê do IPTU do ano anterior.

    Desta forma, àqueles que estiverem com seus dados incompletos, como pessoa física ou jurídica sem CPF ou CNPJ cadastrados, devem atualizar as informações para passar receber o carnê do imposto em casa.

    Para facilitar a distribuição dos carnês em regiões onde há problemas na entrega, a Secretaria da Receita também montará centrais de atendimento exclusivas nos bairros. No dia 20 de janeiro, os moradores serão atendidos pela central exclusiva no CEM Morar Bem, no bairro Serraria, das 8h às 12h.

    Nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, a central ficará à disposição da população, também das 8h às 12h, no CEM Governador Vilson Kleinubing, no bairro Forquilhas. E entre os dias 1 e 3 de fevereiro, os moradores da região do bairro Ipiranga poderão retirar seus carnês no CEM Maria Iracema Martins de Andrade, o Barreirão, das 8h às 12h.

    IPTU 2018 em São José

    — Pagamento em cota única até 12 de fevereiro tem desconto de 20%.

    — Pagamento em cota única em 2 parcelas com vencimento em 12 de fevereiro de 2018 e 12 de março de 2018 tem desconto de 20%.

    — O contribuinte que estava em dia com a receita municipal em 16 de dezembro de 2017 terá desconto adicional de 5% na cota única.

    — Pagamento em 11 parcelas mensais e consecutivas com vencimento no dia 12 de cada mês não tem desconto.

    — Para quem optar pelo pagamento em duas parcelas, se o pagamento da segunda parcela ocorrer após o vencimento, o desconto de 20% não será concedido, perdendo, inclusive o desconto na primeira parcela. Nesse caso, será necessário procurar o Centro de Atendimento ao Cidadão para solicitar a emissão de um novo boleto.

    — Os pedidos de revisão do IPTU e TCRS para o exercício de 2018 deverão ser requeridos no Centro de Atendimento ao Cidadão até o dia 12 de fevereiro de 2018, conforme a Lei Complementar nº 021/2005.

    — Já os pedidos de isenção podem ser feitos na Prefeitura até o dia 31 de julho. Tem direito à isenção do IPTU os contribuintes que: tenham terreno com área de 360 metros quadrados no meio de quadra ou 450 metros em esquina; com edificação total no terreno de até 132 metros quadrados; com renda de até três salários mínimos se casado, viúvo ou união estável ou renda de até 1,5 salário mínimo se solteiro, divorciado ou separado; que seja aposentado ou pensionista.

    Leia mais notícias da Grande Florianópolis

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas