nsc
Ouça ao vivo

publicidade

Estacionamento

Prefeitura de São José tenta alterar plano diretor por causa de Zona Azul

Projeto de lei que regulamenta vagas de estacionamento na frente de estabelecimentos comerciais

17/07/2019 - 11h16 - Atualizada em: 17/07/2019 - 12h23

Compartilhe

Por Mateus Boaventura
Estacionamento rotativo começou a funcionar em julho
Estacionamento rotativo começou a funcionar em julho
(Foto: )

A prefeitura de São José finaliza um projeto de lei que regulamenta vagas de estacionamento na frente de estabelecimentos comerciais e deve enviá-lo à Câmara de Vereadores do município na próxima semana. A ideia da prefeitura é alterar uma determinação do plano diretor que estabelece um recuo, a partir da rua, de no mínimo sete metros (1,5m de calçada e 5,5m de vaga) para que estes locais tenham estacionamento e incluir os espaços à zona azul com contrapartida financeira aos empresários.

A reclamação de alguns comerciantes é registrada justamente em áreas que não se adequam ao plano diretor. A prefeitura aplicou o estacionamento rotativo na frente destes lugares a partir da calçada em direção à rua.

As primeiras reuniões entre o poder executivo e a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) da cidade iniciaram em 2016. A última, em maio deste ano, teve a participação de 60 empresários, que, de acordo com Roberto Alexandre Carmes, vice-presidente de administração da CDL e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São José, são favoráveis ao estacionamento rotativo, mas também há pedidos para legalizar os espaços.

— Todo processo de implantação de Zona Azul deve ser gradativo, escutando as pessoas impactadas. Nós somos favoráveis. Há a necessidade de regularizar estes espaços. Havia uma dificuldade muito grande encontrar uma vaga — comentou.

Vânio Luiz Dalmarco, secretário-adjunto de segurança, defesa social e trânsito de São José, disse que apesar de propor a mudança, a prefeitura não obriga o comerciante a se adequar.

— Quem vai dizer se entra na regra que a prefeitura está fazendo é o proprietário, mas se ele rebaixou a guia da calçada vai entrar na Zona Azul — falou.

Ao usar o espaço como zona azul, a prefeitura quer ressarcir os comerciantes com parte do valor que é repassado por vaga pela empresa que gere o sistema. Hoje, o repasse é de aproximadamente R$ 62 por mês. O percentual da contrapartida ainda não foi estabelecido.

Com a regulamentação, a expectativa da prefeitura é acrescentar 600 novas vagas ao sistema recém implantado.

Início da operação

A Zona Azul de São José começou a ser operada no dia primeiro de julho. Nesta fase, o sistema funciona nos bairros Campinas e Kobrasol, com 1.605 vagas divididas em duas etapas: na etapa A, que começou nesta segunda, são disponibilizadas 568 vagas, e na etapa B serão 1.037 vagas.

O sistema funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h. O tempo máximo de estacionamento em uma mesma vaga é de duas horas. Somente pessoas com deficiência física terão tempo máximo de quatro horas. O preço para automóveis é de R$2,50 por hora. Já o valor das motos é de R$ 1,25.

A Zona Azul é diferente da aplicada em Florianópolis. Em São José, o motorista tem que ter em mãos o número da sua vaga e da placa do veículo. O pagamento é feito por meio de aplicativo de celular (Digipare), parquímetros, pontos de vendas credenciados ou com os monitores da empresa Gerestar - 11 trabalham por turno. Estes também fiscalizam o uso correto das vagas, mas cabe à Guarda Municipal ou Polícia Militar emitir o auto de infração.

Nesta primeira etapa, o estacionamento rotativo funciona nas ruas Eugênio R. Koerich, Dinarte Domingues, Adhemar da Silva, Emerson Ferrari, Victor Meireles, Margarida Abreu, Capitão Adelino Plat, Prefeito Silvestre Phillipi, 19 de março e Charles Ferrari. Além das avenidas Cruz e Souza, Elizeu Di Bernandi, Presidente Kennedy e Altamiro Di Bernandi.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade