Não é à toa que usamos a expressão “encarar o trânsito”. Sair de casa nas grandes cidades é uma batalha diária, que exige muita paciência. O transporte público não dá conta de atender a todos, e ter um carro, para muitos, vai além do luxo. É uma necessidade.

Continua depois da publicidade

Em Blumenau, por exemplo, o número de automóveis subiu de pouco mais de 121 mil em 2009 para quase 170 mil este ano. Se considerarmos toda a frota do município, envolvendo carros, caminhões e demais veículos, Blumenau saltou de quase 186 mil para pouco mais de 267 mil nos últimos 10 anos.

Blumenau é o terceiro município mais populoso de Santa Catarina, com quase 360 mil habitantes. Quem não tem carro, recorre ao transporte público. Há quem use as motocicletas. E todos convivem com o intenso tráfego de caminhões, que inclui muitos veículos que não são dali, mas que também cruzam a cidade.

Tudo isso resulta em um fluxo muito grande que sobrecarrega a malha viária que passa pelo município. Como consequência disso, as pessoas precisam lidar com problemas de trânsito que vão desde congestionamentos até acidentes que matam ou contribuem para a superlotação dos hospitais.

Este caos característico dos centros urbanos exige ações conjuntas e em várias frentes. Medidas que pensem a mobilidade urbana como uma forma de permitir o deslocamento das pessoas de modo que elas desenvolvam relações sociais e também econômicas.

Continua depois da publicidade

Pensando nisso, a Prefeitura de Blumenau vai investir mais de R$ 20 milhões em infraestrutura e tecnologia. O objetivo principal da administração municipal é garantir a segurança dos motoristas, ciclistas e pedestres.

Agente com bodycam
(Foto: Marcelo Martins)

Ações visam mais mobilidade e segurança

Os esforços da prefeitura são voltados para um trabalho de inteligência a partir da criação de uma Central de Controle Operacional (CCO). Esta nova estrutura vai contar com uma Central de Tráfego em Área (CTA), um Sistema de Circuito de TV (CFTV) e um sistema de Detecção Automática de Incidentes (DAI).

– O trabalho desenvolvido na CCO auxiliará na tomada de decisões nos níveis estratégico, tático e operacional, além de atuar nos pontos com índices elevados de acidentes, locais de grande fluxo ou congestionamento, correção de situações de anormalidade e controle das entradas e saídas dos anéis viários, que condicionam maior mobilidade ao trânsito da cidade. Possibilitará a gestão do tráfego urbano, bem como o planejamento e intervenções no sistema viário e engenharia de tráfego. Ele é um dos equipamentos do Plano de Segurança Viário, que objetiva tornar a cidade um local mais acessível e seguro, com redução do número de acidentes. Explica o secretário de Trânsito e Transportes, Eder Boron.

As ações vão contar com talonários eletrônicos e câmeras corporais que dão mais transparência e segurança nas abordagens dos agentes de trânsito. Nas vias públicas vão ser instalados quatro Tótens de segurança, que vão servir de canal direto e instantâneo de comunicação entre o cidadão e a CCO, por meio de botão de emergência. Os tótens vão ficar posicionados em locais estratégicos da cidade, possibilitando a transmissão de dados e imagens em tempo real, com diminuição do tempo de resposta no atendimento de ocorrências.

Continua depois da publicidade

Central de monitoramento
(Foto: Prefeitura Blumenau/Divulgação)

Cinturão de Monitoramento

O Sistema de Monitoramento de Veículos, Cinturão de Monitoramento, conta com softwares, hardwares internos e externos, câmeras, sensores, postes, caixas e demais itens compatíveis com a tecnologia aplicada. Com este sistema vai ser possível fazer o controle estatístico e a fiscalização da frota que circula no Município de Blumenau, através do uso de câmeras com a funcionalidade de Leitura Automática da Placa (LAP) – também conhecida por Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR – Optical Character Recognition) –, interligadas à CCO e locadas nas principais entradas e saídas dos anéis periféricos, dos anéis internos e dos limites do Município de Blumenau.

Os equipamentos serão estrategicamente instalados para, por exemplo, identificar imediatamente se um veículo utilizado em algum delito passou por estes locais, enviando as informações para as forças policiais do Município e do Estado. Isso colabora com a agilidade e a eficácia dos serviços de segurança pública. O sistema também vai fazer a identificação de veículos com restrição ou irregularidades contidas no banco de dados de registro do veículo.

Em breve, pronto e operante

Os investimentos em segurança viária e na instalação da Central de Controle de Operacional integram o pacote do Plano de Segurança Viária, e tem entrega prevista para junho de 2020. As instalações de fibras óticas, câmeras de monitoramento e semáforos inteligentes já estão em fase avançada, enquanto as obras de adequação no espaço físico da CCO estão praticamente concluídas. Os móveis e equipamentos da CCO devem ser instalados a partir de janeiro de 2020, e, em breve, este importante equipamento de mobilidade e segurança urbana começará a ganhar corpo, para iniciar suas atividades no Município.

Confira mais informações no canal da prefeitura de Blumenau