Você sabia que a Prefeitura de Florianópolis está usando uma máquina de fumaça para identificar vazamentos de esgoto na rede pluvial de Florianópolis? Essa máquina de fumaça é uma ferramenta de fiscalização das condições do saneamento da cidade. O aparelho é colocado nos poços de visita das vias fiscalizadas, que são gerenciados pela Casan. 

Continua depois da publicidade

Dessa forma, quando ligada, a máquina insufla a rede de esgoto da Casan com uma fumaça não tóxica aos seres humanos e ao meio ambiente. A medida em que se alastra pela rede da companhia, é possível observar qual o caminho a fumaça faz, uma vez que ela encontra a saída nas demais caixas de inspeção e poços de visita da rua, além de, muitas vezes, na drenagem da prefeitura, o que denuncia a presença de vazamentos de esgoto na pluvial.

Também podem ser identificadas contribuições de água da chuva na rede de esgoto, que deveria ser direcionada à rede pluvial. Isso acaba sobrecarregando a rede de esgotos, devido ao aumento do fluxo de água.

Em resumo, a máquina de fumaça verifica a eficiência da rede de esgoto da Casan, tornando possível a identificação de vazamentos, quebras e rachaduras na estrutura. 

As irregularidades identificadas são repassadas à Casan para que o reparo seja feito. O uso da máquina de fumaça é feito durante a Blitz, realizada pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal, Floram e Casan.

Continua depois da publicidade

Canais de denúncia e atendimento

A Prefeitura de Florianópolis possui meios de comunicação gratuitos para a realização de inspeções ou denúncias contra crimes ambientais relacionados ao descarte irregular de esgoto. O principal canal para registrar o problema à ouvidoria é o número de WhatsApp (48) 8482-9617. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para agendar uma inspeção gratuita com a equipe técnica do Floripa Se Liga na Rede, os contatos são: WhatsApp (48) 98821-6499, telefone (48) 3307-1223 ou o endereço de e-mail floripaseliganarede@pmf.sc.gov.br. Destaca-se que o Floripa Se Liga na Rede, realizado pela Prefeitura de Florianópolis em parceria com a Casan, é um programa de caráter educacional e não lavra autos de multa. 

Acesse o canal Florianópolis, uma cidade para todos e saiba mais sobre as ações realizadas pela PMF.

Leia também

Restaurante Popular de Florianópolis promove oficinas gratuitas ao público

Florianópolis é líder no sul do país quando o assunto é cidade inteligente e conectada

Mais da metade dos espaços públicos de Florianópolis receberam melhorias no último ano