nsc
santa

publicidade

Futebol americano

Presidente do Blumenau Vikings comemora primeira final: "a cidade precisava disso"

Time de futebol americano do município vai disputar a decisão da Copa Sul, uma das principais competições do esporte no Brasil

12/11/2019 - 10h36

Compartilhe

Augusto
Por Augusto Ittner
Time de Blumenau venceu o Curitiba Guardian Saints de virada no fim de semana.
Time de Blumenau venceu o Curitiba Guardian Saints de virada no fim de semana.
(Foto: )

Ainda faltam uns três meses para o Super Bowl, jogo que decide o campeão da liga norte-americana de futebol americano (NFL), mas os amantes da bola oval de Blumenau já estão em outra contagem regressiva: para a decisão da Copa Sul, uma das principais competições do esporte no Sul do Brasil.

Isso porque com apenas dois anos de história, o Blumenau Vikings – time que representa a cidade – vai disputar pela primeira vez uma final. A vaga foi garantida com fortes emoções, no último fim de semana, depois de a equipe estar perdendo por 13 a 0 para o Curitiba Guardian Saints, fora de casa. Com uma virada espetacular, o grupo venceu por 17 a 13 e vai disputar o troféu contra Itajaí Almirantes ou Guarapuava Darkwolves, times que vão se enfrentar no dia 17 de novembro, às 15h.

Na avaliação do presidente do Vikings, João Andrade, esse desempenho da equipe consolida o trabalho feito há dois anos para colocar em prática o futebol americano em Blumenau.

– É a realização de um trabalho. Estamos desde 2017 ensinando sobre o esporte na cidade e isso é a conclusão de um trabalho. Disputamos o Catarinense que não é um campeonato muito favorável às equipes que estão começando, então na Copa Sul tivemos a oportunidade de encarar times do mesmo nível técnico. E nessa linha, já somos finalistas – comemora Andrade.

O dirigente diz que a ida do Vikings à final da Copa Sul consolida um trabalho que é feito por abnegados do futebol americano na cidade, e alfineta:

– Era uma cidade que precisava disso, da final, e que precisava de futebol americano. Todas as cidades vizinhas têm. Mas faltam ainda pessoas para ajudar, falta apoio público, apoio privado. Falta o empresariado comprar a ideia, investir no esporte. Muita gente quer mudar o mundo, mudar o Brasil, mas quando tem a oportunidade de fazer a diferença, como por exemplo com o esporte, não faz.

A campanha

O Vikings estreou na Copa Sul de Futebol Americano no dia 25 de agosto com uma vitória sobre o Brusque Football Clube por 26 a 10. No jogo seguinte, que valia a liderança do grupo, novo triunfo, dessa vez por 21 a 0 diante do Joinville Gladiators. No playoff semifinal, vitória de virada sobre Curitiba Guardian Saints por 17 a 13 que colocou o time na decisão.

Ainda não há data confirmada para a final da Copa Sul.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Esportes

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade