A aparição do empresário Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, no Congresso Nacional, evidenciou a mudança física sofrida por ele desde a prisão, em fevereiro. Recolhido ao complexo penitenciário da Papuda, em Brasília, o contraventor está mais magro e com os cabelos grisalhos. Cachoeira é o personagem central da investigação realizada pela Polícia Federal nas operações Vegas e Monte Carlo sobre esquema de jogos ilegais em Goiás.

Continua depois da publicidade

Cachoeira silencia: “Vou usar meu direito de ficar calado”

Reportagem do jornal Folha de S.Paulo publicada em abril informou que o contraventor havia emagrecido 15 quilos, enquanto ainda estava na prisão de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte – antes de ser transferido a Brasília. No presídio, segundo a reportagem, o cabelo de Cachoeira foi raspado. Ele ficaria trancafiado sozinho na cela por 22 horas seguidas – com direito a apenas duas horas de sol.

Na tarde desta terça-feira, durante as duas horas e meia de sessão na CPI que investiga suas relações com parlamentares, Cachoeira manteve-se calado. Orientado por seus advogados, o empresário disse que estava respondendo a uma investigação na Justiça e, por isso, se reservava ao direito de não falar.

– Estou aqui como manda a lei para responder o que for necessário. Constitucionalmente, fui advertido por meus advogados para não dizer nada e não falarei nada aqui. Somente depois da audiência que eu terei com o juiz, se eu, porventura, achar que eu devo contribuir, eu virei aqui para falar – disse o empresário.

Continua depois da publicidade

Diante do silêncio de Cachoeira, o constrangimento dos integrantes da comissão era evidente. Na sessão, o empresário chegou a responder às críticas de deputados e senadores ao seu silêncio.

– Houve um pedido para que os senhores reavaliassem a nossa vinda aqui. Quem forçou foram os senhores – disse.

Por fim, após o pedido de vários parlamentares, foi aprovado um requerimento apresentado pela senadora Kátia Abreu (PSD-TO) para transformar a sessão em reunião administrativa e o depoimento foi encerrado.

Destaques do NSC Total