nsc

    Sistema prisional

    Presos voltam a trabalhar em Santa Catarina nesta segunda-feira (15)

    A capacidade é limitada a 25% dos detentos em cada oficina

    15/06/2020 - 16h16

    Compartilhe

    Kadu
    Por Kadu Reis
    Oficinas promovem ressocialização de presos
    Apenas um em cada quatro presos poderá voltar às oficinas
    (Foto: )

    As atividades laborais estão sendo retomadas no sistema prisional catarinense nesta segunda-feira (15), com a participação de 25% do total de presos que trabalhavam em cada oficina. Foram regisfrados 18 casos positivos de coronavírus entre apenados no Estado desde o começo da pandemia.

    Além de operarem com um quarto da capacidade, as empresas conveniadas para desenvolver as atividades dentro dads unidades prisionais têm de fornecer equipamentos de proteção individual e desinfectar periodicamente as oficinas e áreas de circulação comum. Cada preso deve ficar a pelo menos um metro e meio de distância de outro.

    O secretário de Administração Prisional e Socioeducativa do Edstado, Leandro Lima, destaca que a retomada é decorrente de amplos estudos:

    - Foi uma decisão tomada a muitas mãos. Fizemos um estudo de caso e encaminhamos ao Centro de Operações de Emergência em Saúde, ao Centro de Apoio Operacional Criminal Ministério Público e ao Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Tribunal de Justiça. Foi uma portaria baseada em critérios técnicos e científicos, que prevê a retomada em etapas.

    De 29 mil pessoas envolvidas com o sistema prisional em Santa Catarina, foram identificados 43 casos de coronasvírus, sendo 21 em servidores, três em funcionários terceirizados, 18 em presos e um em adolescente reeducando.

    As visitas em unidades prisionais de todo Brasil estão suspensas desde 17 de março em função do coronavírus.

    - A gente criou alternativas para contatom com os familiares, como carta virtual, por email impresso na unidade, e visitas por vídeo chamada - destaca Lima.

    Ouça, na íntegra, a entrevista de Leandro Lima ao Direto da Redação desta segunda-feira:

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Polícia

    Colunistas