O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (25) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial do país. O indicador divulgado nesta terça aponta alta de 1,23% nos preços em fevereiro. As informações são do portal g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O indicador deste mês fica bem acima do registrado em janeiro, quando o IPCA-15 foi de 0,11% – uma elevação, portanto, de 1,12 ponto percentual. Em fevereiro do ano passado, o IPCA-15 foi de 0,78%.
A alta deste mês foi a maior registrada desde abril de 2022. Quando considerados apenas os meses de fevereiro, o aumento foi o maior desde fevereiro de 2016 no IPCA-15.

O acumulado dos últimos 12 meses aponta o IPCA-15 de 4,96%, acima da meta de inflação do Banco Central, que é de 3%, com margem de tolerância de 1,5% para mais ou para menos. O aumento, entretanto, já era esperado por analistas.

O resultado foi impactado especialmente pelos gastos do grupo de Habitação, que subiram 4,34% no último mês. O principal destaque foi para energia elétrica residencial (+16,33%).

Continua depois da publicidade

No setor de alimentação e bebidas, que tem sido um dos principais pontos de críticas ao governo federal, a alta acumulada foi de 0,61% no último mês.

O IPCA-15 calcula a inflação no país entre os dias 15 de cada mês — é, portanto, um indicador do aumento dos preços entre a metade do mês anterior e a primeira metade do mês corrente. Por conta disso, é encarado como uma prévia da inflação oficial do país, o IPCA, calculado entre o primeiro e o último dia do mês.

Leia também

Audiências de custódia mantiveram as prisões de seis a cada 10 pessoas na última década no Brasil

FGTS liberado? Entenda o que pode mudar em regras do saque-aniversário do Fundo de Garantia

Presidente da Alesc, Julio Garcia diz que prioridade é infraestrutura: “Sem PPP, nós não vamos avançar”

Continua depois da publicidade