nsc

publicidade

Saúde

Primeiro caso de Gripe A é confirmado em São Francisco do Sul

Confirmação foi na manhã desta segunda-feira (13); a paciente não havia se vacinado

13/05/2019 - 18h35 - Atualizada em: 13/05/2019 - 21h46

Compartilhe

Redação
Por Redação AN
Secretaria de Saúde alerta sobre a importância da vacinação da Gripe
(Foto: )

Na manhã desta segunda-feira (13), foi confirmado o primeiro caso de Gripe A no município. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, uma moradora do bairro Paulas, de 67 anos, contraiu o vírus e vai iniciar o tratamento da doença. A paciente não havia se vacinado.

A influenza, conhecida como gripe, pode ser causada pelos vírus A, B e C, sendo os tipos A e B os mais graves, sendo a gripe A, antes chamada de gripe suína, causada pelo vírus tipo A da Influenza. Os tipos A e B sofrem mutações recorrentes e são responsáveis pelas epidemias sazonais e por doenças respiratórias com duração de quatro a seis semanas. Apesar de provocar quadros clínicos graves, a influenza pode ser evitada com a vacinação. Tomar a vacina é fundamental para evitar novos casos, pois o vírus já está circulando no nosso município.

A vacina da gripe está disponível para os grupos prioritários em todas as unidades de saúde e para fazer a imunização basta se dirigir até a unidade mais próxima com a carteira de vacinação e um documento com foto. Podem receber a vacina gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), crianças de até 5 anos, 11 meses e 29 dias, portadores de doença crônica, profissionais da saúde, povos indígenas, professores, policiais civis e militares, bombeiros, membros ativos das forças armadas e idosos com mais de 60 anos.

Por determinação do Ministério da Saúde, a vacina não será disponibilizada para a população geral nesta fase da campanha.

Deixe seu comentário:

publicidade