nsc

publicidade

Sul do Estado

Primeiros 40 metros recebem pavimento no túnel do Morro do Formigão, na BR-101, em Tubarão

Construção do pavimento no emboque Sul está sendo finalizado. Na próxima semana, consórcio começa a instalar luminárias na passagem

19/09/2014 - 16h23 - Atualizada em: 19/09/2014 - 16h24

Compartilhe

Por Redação NSC
Primeiros 40 metros de pavimento foram concluídos nesta sexta-feira
Primeiros 40 metros de pavimento foram concluídos nesta sexta-feira
(Foto: )

As obras do túnel do Morro de Formigão, em Tubarão, no Sul do Estado, estão próximas da conclusão. Nesta sexta-feira, foram finalizados os primeiros 40 metros dentro do túnel. A meta do consórcio formado pelas empresas JDantas e Novatecna é de finalizar a aplicação de concreto usinado dentro da galeria até meados de outubro.

Esta semana, foi feito o pavimento de pista entre o emboque (corredor do túnel) Sul e o final do lote de obras. Foram concretados 2,4 mil metros quadrados de pavimento. Ainda será feita a aplicação de camada asfáltica e na próxima semana inicia-se a instalação das luminárias e colocação dos cabos elétricos nas eletrocalhas, todas já instaladas.

As obras começaram em fevereiro de 2013, com a participação de 180 operários que trabalham em jornadas de oito horas diárias, de segunda a sábado. A obra de transposição do morro tem previsão para acabar em dezembro de 2014, dois meses antes do prazo inicial.

Mas isso não significa que os veículos poderão trafegar pelo local a partir de janeiro de 2015. O trecho ainda precisa de obras complementares, com mais 470 metros que incluem a pavimentação das pistas, além da construção na nova ponte Juscelino Kubitschek sobre o rio Tubarão, também conhecida como ponte Cavalcanti, e a demolição da antiga. O túnel terá um só sentido, norte-sul.

Obra faz parte da duplicação da BR-101 Sul

O lote de obras para construção do túnel tem 900 metros de extensão, sendo 530 metros de galeria escavada e 370 metros de acessos - 210 metros no Norte e 160 metros no Sul. O empreendimento faz parte da segunda fase de obras para duplicação da BR-101 Sul catarinense, junto da Ponte de Laguna e do lote 1 de Travessia Urbana lagunense.

A construção do túnel do Morro do Formigão é a quarta obra para transposição de maciços rochosos. Outras três estão concluídas e liberadas ao tráfego de veículos dentro das obras de duplicação da BR-101 Sul Trecho Palhoça/SC - Osório/RS. Os dois primeiros túneis, com 1.841 metros de extensão cada, foram liberados em dezembro de 2010, estão localizados entre o km 67,460 e o km 69,297, em Maquiné, no Rio Grande do Sul. O terceiro túnel está localizado no km 257,2 da rodovia, no Morro Agudo, em Paulo Lopes. Esta galeria tem 1.014 metros de extensão.

Deixe seu comentário:

publicidade