Em seis supermercados e uma padaria fiscalizados durante a semana, o Procon de Florianópolis apreendeu produtos refrigerados acima da temperatura necessária. “Em todos os estabelecimentos visitados até agora houve problema”, relata o secretário Municipal de Defesa do Consumidor, Trabalho e Renda, Celso Sandrini, em entrevista ao Notícia na Manhã deste sábado.

Continua depois da publicidade

A medição da temperatura é feita por um termômetro de alta precisão adquirido neste ano pelo Procon. “Ontem, em um supermercado na região continental, apreendemos 86 quilos de queijo fora da temperatura de acondicionamento”, relata Sandrini. “Lácteos, que tem prazo de validade reduzido e precisam ficam em temperaturas de 1ºC a 5ºC, encontramos com 10ºC e acima de 12ºC”. A própria embalagem do produto informa a temperatura ideal de acondicionamento.

A ação continua até segunda-feira e vai visitar em torno de 30 supermercados, priorizando as grandes redes. Além da apreensão de mercadorias, há notificação e multa dos estabelecimentos. Em casos de grandes quantidades, os produtos são descartados na Comcap.

Destaques do NSC Total