nsc
dc

Arvoredo

Produção de grãos

Terra cultiva tradições herdadas dos imigrantes da região

26/07/2013 - 13h06

Compartilhe

Por Redação NSC
Cidade era pouso de tropeiros que desbravavam a região montanhosa
Cidade era pouso de tropeiros que desbravavam a região montanhosa
(Foto: )

Arvoredo me acolheu e me ensinou a valorizá-la pela simplicidade e grandeza de seu povo, formado por pessoas de origem italiana. A cidade era pouso de tropeiros que desbravavam a região montanhosa, cultivando a terra e suas tradições e culturas. Pessoas de fé, predominantes de religião católica, com suas histórias marcadas pela colaboração na construção da comunidade e nos encontros para rezar o terço e cuidar de doentes. Solidários com espírito de mutirão no plantio ou colheita das lavouras, fizeram do município uma terra próspera.

O crescimento e a qualificação na produção de suínos, antes com foco apenas na subsistência, foram essenciais. A proximidade com grandes agroindústrias aliados com o comprometimento de nosso povo, fizeram da cidade um polo de pequenas propriedades produtoras de suínos que foram evoluindo.

Sem perder sua essência, a história foi mantida pelas festas comunitárias dos santos padroeiros, da tradição do futebol, da dança e das festas gastronômicas como a Suifest.

Frase do prefeito

- Temos um povo alegre, educado e muito receptivo - Janete P. Bianchin.

Saiba mais

População: 2.253 habitantes

Localização: próximo a Chapecó

Características: O município é essencialmente agrícola formado por pequenas propriedades rurais e destaca-se pela produção de suínos,

aves e gado leiteiro

Atrativos: Além da culinária, há as festas tradicionais

Curiosidades: Na década de 40, os "tropeiros" que conduziam gado e mercadorias do Noroeste do Rio Grande do Sul para o Sudoeste do Paraná passavam pela região Oeste de Santa Catarina e paravam para descansar em um local muito agradável cheio de árvores, com frutas, espaço adequado para descanso do pessoal e do gado, água abundante e de boa qualidade. A partir das costumeiras paradas dos tropeiros, deu-se início à formação do povoado ao qual deram o nome de Arvoredo, formado por cidadãos gaúchos, de origem italiana

Colunistas