Começa nesta quarta-feira, no Largo da Alfândega, a 17ª edição da Feira do Mel em Florianópolis. Quem passar por lá poderá comprar um quilo por até R$ 23, preço 40% menor do que a média do comércio varejista. O evento segue até sábado e reúne expositores de todas as regiões do Estado. A Federação das Associações dos Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), com apoio da Epagri, espera receber 50 mil visitantes.

Continua depois da publicidade

O presidente da Federação das Associações dos Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Nésio Fernandes de Medeiros, diz que a a produção do mel neste ano em Santa Catarina caiu em 80% em função do El Niño e da presença dos agrotóxicos nos campos de cultivo. Nésio participou do Notícia na Manhã desta terça-feira e falou sobre o evento. Ouça a entrevista na íntegra:

Um recente senso constatou que 37 mil famílias rurais se dedicam à apicultura no Estado, possuindo 350 mil colmeias instaladas e uma produção de seis mil toneladas por ano. O Estado já foi líder nacional na produção de mel, mas vem perdendo espaço nos últimos anos, apesar da qualidade reconhecida mundialmente.