nsc
    santa

    Economia

    Produção de uva será menor neste ano devido ao clima

    A produção de suco e vinho deve ter queda em 2016

    27/02/2016 - 12h04

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    A Girola mudou a infraestrutura para receber mais visitas
    A Girola mudou a infraestrutura para receber mais visitas
    (Foto: )

    Assim como ocorreu com outros tipos de cultivo, a uva também sofreu com as mudanças climáticas, principalmente o excesso de chuva no fim de 2015. Com isso a produção de suco e vinho deve ter queda em 2016. O produtor Vili Valiati, de Rio do Sul, revela que nem vai produzir vinho este ano, já que a quantidade de uva que colheu e comprou foi suficiente apenas para a produção de suco:

    Vale Europeu entra na rota da uva e do vinho em SC

    Rota Catarinense da Uva e do Vinho pretende fortalecer a agricultura familiar

    - Eu perdi mais ou menos 70%, mas a média foi uns 55% de quebra. E não foi só aqui, lá na Serra e no Rio Grande do Sul também foi ruim, então não tem uva. Ano passado eu produzi 12 mil litros de vinho e 20 mil litros de suco e esse ano eu consegui produzir 10 mil litros de suco e não vou fazer nada de vinho. Tenho umas 2,5 mil a 3 mil garrafas para venda nesse ano e só.

    Leia as últimas notícias de santa.com.br

    Curta a página do Santa no Facebook

    Para Silnei Alberto Furlani, um dos proprietários da San Michele, de Rodeio, a quebra da safra ficou em cerca de 40% e a expectativa é que a próxima safra volte à produção normal.

    - Foi um ano muito atípico para todo mundo. Para ter uma ideia, desde 1992 nós temos um produtor de Farroupilha (RS) que sempre trazia 80 mil quilos, mas esse ano ele conseguiu só 2 mil quilos de uva. Esperamos que não aconteça de novo na próxima safra, porque eu não sei se o setor aguenta - avalia.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas