nsc

publicidade

Guia+AN

Professora de Joinville abre diário e lança livro de crônicas para jovens

'Chiclete pra Guardar pra Depois' reúne 37 crônicas nas quais a autora reflete sobre amadurecimento e sobre o mundo contemporâneo

08/08/2016 - 10h42

Compartilhe

Por Redação NSC
Andreia Evaristo lança livro no próximo sábado
Andreia Evaristo lança livro no próximo sábado
(Foto: )

Enquanto crescia, Andreia Evaristo estava sempre portando um diário ou uma agenda para relatar ali os pensamentos e as experiências da infância e da adolescência. Era uma forma de expressão para a leitora voraz que, pelo amor às letras, tornou-se professora e agora lança seu primeiro livro. "Chiclete pra Guardar pra Depois" (Editora Areia, 117 pág., 2016) reúne 37 crônicas nas quais a autora reflete sobre amadurecimento e sobre o mundo contemporâneo. Em tom quase de confissão, é como se Andreia abrisse seu diário para o leitor e dialogasse com ele sobre as agruras de crescer - principalmente para as meninas.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Em suas crônicas, Andreia diverte ao dividir neuroses e tormentos sobre o processo de tornar-se adulta e assistir às mudanças nas rotinas, responsabilidades e até mesmo nas datas especiais, além de contar experiências sobre a preocupação com o corpo diante da imagem de mulher perfeita exigida pela sociedade atual. Algumas crônicas foram produzidas ainda durante a faculdade de Letras, enquanto outras foram desabafos nos blogs que substituíram os diários e agendas da adolescência.

À medida que as páginas avançam, transformam-se também os textos e as preocupações, como se acompanhasse o amadurecimento da escritora que, já no papel de educadora, assiste ao crescimento de outros adolescentes. É assim que ela expõe também um mundo onde a morte, o abuso sexual e o abandono fazem parte do dia a dia.

- Acho que todo mundo que escreve, escreve porque tem algo que incomoda. Mesmo quando faz textos mais leves, tem uma dor, que pode ser nossa ou pode ser do outro. Não há escrita sem dor - avalia Andreia.

"Chiclete pra Gurdar pra Depois" foi contemplado pelo Edital de Apoio às Artes do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) da Fundação Cultural de Joinville em 2015. Por isso, Andreia oferecerá oficinas de criação literária a alunos de quatro escolas da rede estadual com foco em discussão de gênero.

O evento de lançamento de "Chiclete pra Guardar pra Depois" ocorrerá no sábado, 13 de agosto, a partir das 10 horas, na Livraria A Página. Além de bate papo e sessão de autógrafos com a autora, também haverá apresentação musical com voz e violão no segundo piso da livraria.

SERVIÇO

O QUÊ: Lançamento do livro "Chiclete pra Guardar pra Depois", de Andreia Evaristo.

QUANDO: sábado, 13 de agosto, entre as 10 e 13 horas.

ONDE: Livraria A Página (rua Dr. João Colin).

QUANTO: o evento de lançamento é gratuito. O livro estará à venda a R$ 15.

Deixe seu comentário:

publicidade