nsc
    nsc

    Juntos por Santa Catarina

    Professores da Udesc criam máscaras em impressora 3D e doam para a prefeitura de São José 

    O grupo ainda quer ampliar a ação para ajudar municípios menos assistidos, do interior de Santa Catarina 

    27/03/2020 - 13h37 - Atualizada em: 29/03/2020 - 10h06

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Professores da UDESC criam máscaras em impressora 3D e doam para a prefeitura de São José
    (Foto: )

    Um movimento de professores da UDESC, unindo profissionais e laboratórios de outras instituições de ensino como UFSC, IFSC e Univale, pretende auxiliar o sistema de saúde catarinense doando máscaras impressas em 3D.

    — O processo está sendo realizado por impressoras 3D em diferentes modelos, com o uso de filamento nos materiais PLA e PETG. A impressora lê o desenho e o filamento de material polimérico é aquecido e vai conformando de acordo com o projeto. O processo de impressão para cada suporte de cabeça pode levar de 1:30 a 3:30 minutos, dependendo do modelo de impressora. Aqui no Campus Udesc Itacorubi, estamos imprimindo um par de arcos a cada 3:30 minutos — comenta o professor de design da Udesc, Célio Teodoro.

    Os professores também estão contando com o apoio da iniciativa privada. Segundo Célio, foram desenhadas soluções simples que podem ser confeccionadas em estúdios de design e arquitetura, seguindo o conceito DIY (Do it yourself), ou seja, “qualquer pessoa habilidosa poderia fazer”.

    Além do apelo para que profissionais de outras áreas auxiliem no projeto, o professor comenta sobre a necessidade de doações para que a atividade possa seguir nos laboratórios de instituições de ensino do Estado

    Todos estão colaborando entre si e algumas empresas privadas estão fazendo doações, mas vamos precisar de mais matéria prima, principalmente o acetato cristal de 0,5mm.

    O desenho que está sendo utilizado para esse processo segue o padrão da Organização Mundial de Saúde. O objetivo é entregar, nesse primeiro momento, 150 máscaras para a rede de saúde da Prefeitura de São José e, na sequência, ampliar a ação.

    — Queremos atender a todo o estado de Santa Catarina e principalmente olhar para o interior dos locais menos assistido.O nosso grupo pretende entregar aos profissionais da saúde 300 máscaras, mas vamos continuar em outras frentes para ajudar em soluções para outras necessidades — comenta Célio.

    ​​​​Acesse o canal Juntos Por Santa Catarina e veja outras iniciativas como esta. ​​

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Economia

    Colunistas