nsc

publicidade

Checagem de fatos

Projeto Comprova retorna para combater desinformação sobre políticas públicas 

Lançamento da segunda fase do projeto será feita durante o congresso da Abraji entre os dias 27 e 29 de junho

19/06/2019 - 14h18

Compartilhe

Por Redação NSC
Projeto é uma coalizão de veículos de comunicação
Projeto é uma coalizão de veículos de comunicação
(Foto: )

O projeto Comprova, coalizão de veículos de mídia, voltará a atuar no segundo semestre deste ano, agora com um papel mais educativo e focado em combater a desinformação sobre políticas públicas na internet. O lançamento da segunda fase será feito durante o congresso da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), que acontece de 27 a 29 de junho na universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo. O evento contará com a presença de Claire Wardle, diretora executiva do First Draft, entidade que pesquisa e combate a desinformação internet.

A coalizão foi lançada em 2018 com 24 veículos de comunicação com o objetivo de combater a disseminação de conteúdos falsos durante a eleição presidencial brasileira. Na primeira edição do projeto, os jornalistas do Comprova conduziram 146 investigações sobre conteúdos que tiveram grande viralização nas mídias sociais durante a campanha eleitoral. Dessas, somente 8% continham informações verdadeiras. Assim como na primeira fase, jornalistas da NSC Comunicação também integram o grupo de veículos na segunda fase do projeto.

— Neste ano não teremos eleições, mas verificamos que grupos politicamente motivados seguem impulsionando a circulação de falsidades. Além de desmentir boatos, o projeto buscará explicar políticas públicas e projetos para alterá-las, prestando um serviço à população — disse Daniel Bramatti, presidente da Abraji, entidade responsável pela gerência-executiva do projeto.

Estão previstas também ações educativas, como a difusão de cursos online sobre o combate à desinformação criados pela organização não-governamental First Draft, que continuará dando apoio técnico à coalizão.

A segunda fase do Comprova tem patrocínio do Google News Initiative, do Facebook Journalism Project e do WhatsApp. Outros patrocinadores podem se somar à iniciativa até o início do segundo semestre.

Deixe seu comentário:

publicidade