nsc
    dc

    Reaproveitamento

    Projeto de SC incentiva o compartilhamento de itens que não são mais usados 

    Roupas, sapatos, acessórios e livros que não são mais utilizados têm espaço no Armário Compartilhado

    05/06/2019 - 13h56 - Atualizada em: 06/06/2019 - 13h56

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    (Foto: )

    O que fazer com roupas, acessórios, sapatos ou livros que não são mais usados? Com o projeto do "Armário Coletivo", em Florianópolis, é possível que um item, que não é mais usado por alguém, seja compartilhado e usado por outra pessoa. As informações são da NSC TV.

    A rotatividade é grande à medida que diariamente moradores deixam algumas coisas, e levam outras.

    Em entrevista à reportagem, Carina, idealizadora do projeto, conta que a ideia surgiu há quatro anos no bairro Vargem Pequena, na Capital. Hoje são 14 armários coletivos, sendo 13 em Floripa e um em Curitiba, no Paraná.

    Para participar da ideia, basta separar algum item que está em desuso e deixar em um dos pontos do armário coletivo, que se encontram dentro de universidades como UDESC e IFSC, como também nos bairros Rio Tavares, Ingleses, Lagoa, Costa de Dentro e Vargem Pequena.

    Independente do que for doado, é necessário que esteja em bom estado para que possa ser reutilizado.

    Moda Circular: Plano B para o jeans

    O projeto do Armário Coletivo também tem um grupo de costura, que junto com empreendedoras e profissionais do ramo da moda, criaram a Moda Circular, que transforma peças jeans que são descartadas em aventais.

    Armário Coletivo
    (Foto: )

    A economia compartilhada

    A idealizadora do projeto Armário Coletivo explica que quando algo não faz mais sentido em determinado lugar, ao relocar, um sentido é dado novamente. A partir disto é que surge a ideia de "economia compartilhada" e a cultura do compartilhamento.

    Seu Maurício faz parte da nova cultura:

    — A gente acumula roupa em casa, leva pro armário coletivo e muita gente se beneficia disso. É um benefício para mim, que tô limpando o armário, e também para as pessoas que vêm ao armário e precisam do item.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas