nsc
an

Turismo

Projeto "Destinos do Quiriri" é finalista de prêmio nacional que reconhece ações inovadoras 

Ele une as cidades de São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho e Corupá pelo turismo da região Norte de Santa Catarina 

13/02/2020 - 10h08 - Atualizada em: 13/02/2020 - 10h13

Compartilhe

Cláudia
Por Cláudia Morriesen
foto mostra o seminário sagrado coração de jesus
Seminário Sagrado Coração de Jesus, de Corupá, é um dos pontos de turismo da região
(Foto: )

O que Corupá, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, cidades do Norte catarinense, têm em comum, além da proximidade geográfica? Cenários de natureza preservada, com cachoeiras, florestas de araucárias, trilhas, e um forte potencial turístico rural, ambiental e religioso. Juntas, as cidades formam a região que agora é chamada de "Destinos do Quiriri".

Estas foram apenas algumas das características que chamaram a atenção dos técnicos que avaliam o prêmio MuniCiência, uma iniciativa que reconhece ações inovadoras em cidades de todo o país, idealizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e que tem apoio da União Europeia no Brasil. O projeto "Destinos do Quiriri - A valorização do regional a partir do município" é um dos dez finalistas no Ciclo 2019/20 do prêmio, e o único representante de Santa Catarina.

A proposta de turismo regional, realizada pela equipe do Consórcio Intermunicipal Quiriri — que integra as quatro cidades —, foi apresentada à premiação e selecionada ainda em 2019. Agora, a decisão está nas mãos da comunidade catarinense: moradores podem votar para que o projeto seja um dos cinco campeões no país. A votação é online e deve ser feita pelo site do prêmio MuniCiência (https://municiencia.cnm.org.br/) até o dia 31 de março.

O "Destinos do Quiriri" concorre com projetos de cidades do Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Pernambuco, Amapá, Espírito Santo e Rondônia. Os vencedores ganharão uma viagem para participar de um seminário internacional, além de reconhecimento no país inteiro.

Turismo e desenvolvimento econômico

O objetivo principal do projeto "Destinos do Quiriri" é promover o desenvolvimento sustentável do turismo na região. Foram mapeados, nas quatro cidades, 49 meios de hospedagem e 142 estabelecimentos de alimentos e bebidas, além de espaços para eventos, atrativos culturais e naturais, propriedades que trabalham com o turismo rural de agricultura familiar, que podem ser diretamente beneficiados com o turismo regionalizado.

— O Consórcio Quiriri planejou ações de curto, médio e longo prazo, e almeja que, até 2027, possamos transformar a nossa região em um dos principais pontos turísticos do país. O prêmio vai valorizar ainda mais este nosso objetivo e levar as cidades para outro patamar — acredita o prefeito de Corupá e presidente do Consórcio Intermunicipal Quiriri, João Gottardi.

Entre estas ações, é possível destacar seis grandes iniciativas que devem ser tiradas do papel ao longo destes sete próximos anos: o Plano de Turismo Regional; Circuito das Aracuárias de Cicloturismo e Caminhantes; Programa Acolhida na Colônia; Placebranding e Plataforma de Comunicação; Campos Naturais do Quiriri; e Maria Fumaça.

Visita da CNM

Ainda no fim de janeiro deste ano, técnicos da CNM estiveram na região para conhecer

pessoalmente os atrativos. Entre outros locais, o grupo esteve na estação ferroviária de Rio Negrinho, onde conheceram o Trem da Serra do Mar (passeio de Maria Fumaça); no Centro Histórico de São Bento do Sul; no Seminário Sagrado Coração de Jesus em Corupá; e na Cascata Paraíso, em Campo Alegre.

Os técnicos conversaram com líderes políticos, empresários e gestores para reunir informações que serão relatadas no Guia de Reaplicação da CNM, e distribuídas para todo o país.

Como votar

A votação vai até o dia 31 de março. Confira este passo a passo:

1. Acesse o site oficial da votação

2. Selecione o vídeo "Região Turística Destinos do Quiriri - A valorização do regional a partir do município".

3. Clique em "votar".

4. Preencha com seu nome e seu e-mail.

5. Abra seu e-mail e valide o voto (caso isso não aconteça, ele não será computado).

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas