nsc

BEM NA FOTO

Projeto visa diminuir a poluição visual em Florianópolis 

Iniciativa será em áreas de preservação cultural, como o Centro Histórico

23/01/2020 - 04h35

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
Vista da rua Tiradentes, um dos locais contemplados, em 2007
Vista da rua Tiradentes, um dos locais contemplados, em 2007
(Foto: )

Tornar áreas específicas de Florianópolis mais bonitas e harmoniosas é o objetivo do projeto de despoluição visual de áreas de preservação cultura na Capital. Em um acordo com o Ministério Público, a prefeitura se comprometeu a combater a poluição visual do Centro Histórico. O termo de ajustamento de conduta busca eliminar irregularidades na comunicação visual.

O Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município (Sephan) está trabalhando na sensibilização de comerciantes, moradores para coibir infrações. Marilaine Schmitt, gerente do Sephan, em entrevista à CBN Diário, explica sobre o projeto.

— Já existe uma legislação sobre isso e o nosso intuito foi passar a informação. Desde dezembro temos um guia de comunicação visual nas áreas de preservação cultural, que está sendo distribuído, para que as pessoas tenham acesso à informação, conheçam e também se sensibilizem para ter uma fachada mais bonita. Quando a comunicação visual está integrada à arquitetura gera um ambiente mais bonito e é benefício de todos.

Além do Centro, que contempla também a área próxima ao Hospital de Caridade, os bairros Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa também estão na lista para evitar a poluição visual.

— Esse momento é mais de orientação. O que não pode é que os anúncios atrapalhem a arquitetura. Uma placa que ocupa totalmente a arquitetura, as portas, comerciantes que fazem revistimentos só na sua entrada e esquecem que ter considerado tudo, toldos, placas de iluminação não podem. Não podem nas áreas de preservação cultural, não apenas nos prédios históricos.

Ouça a entrevista completa abaixo

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas