nsc

publicidade

Univille

Projetos catarinenses são premiados no Brasil e no exterior por inovação e criatividade

Desenvolvidos por professores e acadêmicos da Univille, os trabalhos promovem mudanças no setor de educação, alimentação e indústria

11/09/2019 - 14h36 - Atualizada em: 19/09/2019 - 16h54

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Grupo foi premiado na Expoinovação 2019 – categoria Academia
Grupo foi premiado na Expoinovação 2019 – categoria Academia
(Foto: )

Nos últimos meses, os trabalhos desenvolvidos por acadêmicos, professores e egressos dos cursos da Univille ganharam projeção em eventos importantes de educação e inovação do Brasil e no exterior. Os trabalhos produzidos nas diversas áreas do conhecimento reafirmam o compromisso da universidade com a inovação, criatividade e empreendedorismo.

Em setembro, dois projetos ficaram entre os vencedores do Prêmio de Inovação de Joinville 2019, na categoria Academia. O anúncio do resultado foi feito no dia 4/9, no encerramento da Expoinovação 2019. O projeto da equipe da professora Noeli Sellin, do Programa de Mestrado em Engenharia de Processos, que trata de uma inovação para a indústria galvânica, ficou com a 2ª colocação.

O grupo desenvolveu um produto químico que preserva as peças em polímero ABS cromadas, muito comuns na indústria da construção civil, e permite uma nova cromagem. Os produtos atuais causam deterioração durante o processo de remoção da camada metálica de peças defeituosas.

– A reciclagem das peças decapadas contribui com a redução da disposição das peças defeituosas em aterros e reduz o uso de polímero virgem no processo industrial – detalha Noeli sobre o processo de redução de produção de detritos industriais.

Também integram a equipe do projeto Ana Paula Kurek, bolsista de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Univille, e as acadêmicas de Engenharia Química Isabel Narloch Cardoso, Luana Orlandi de Aguiar e Giulia Herbst.

Prato comestível

O prêmio de 3º lugar foi para o projeto da Univille que trata do desenvolvimento de um prato comestível e biodegradável à base de celulose bacteriana, das professoras do Mestrado em Engenharia de Processos, Ana Paula Testa Pezzin e Andrea Lima dos Santos Schneider, e do curso de Gastronomia, Marcia Luciane Lange Silveira. Fazem parte da equipe do projeto Ana Paula Kurek, bolsista de pós-doutorado, e Rafaela Vargas Oliveira, acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Premiação na Expoinovação 2019
Premiação na Expoinovação 2019
(Foto: )

Outros dois projetos da Universidade concorreram na mesma categoria. O Game On – a Gamificação no Ensino, projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão que usa, de modo estratégico, recursos de jogos na educação para despertar o interesse e desenvolver habilidades nos estudantes. Atualmente, já está implantado em quatro escolas públicas de Joinville. A equipe é formada pelo coordenador Luiz Paulo de Lemos Wiese, professores dos cursos de Design, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Software e Sistemas de Informação.

Equipes nas atividades do Projeto Game On
Equipes nas atividades do Projeto Game On
(Foto: )

Idealizado pelos acadêmicos de Sistemas de Informação, o Food Giver foi o segundo concorrente ao prêmio. O projeto é um aplicativo que busca conectar pessoas ou entidades que precisam de alimentos àquelas que possam doar.

– A ideia é criar um espaço em que pessoas possam trocar informações para realizar a doação – explica a coordenadora do Food Giver, Carolina Trindade.

Destaque regional e nacional

Os egressos do curso de Publicidade e Propaganda Bruna Regina de Borba, Paula Almeida, Regielle Rabello e Willian Corrêa conquistaram um dos prêmios mais disputados e cobiçados na área de comunicação do Brasil. A equipe de publicitários ganhou a etapa nacional do Prêmio da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), na categoria Planejamento promocional na 42ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, realizado em Belém (PA).

A premiação aconteceu no dia 07/09. O evento reuniu, aproximadamente, 3,5 mil pessoas, entre alunos e pesquisadores do Brasil, o mais importante da área no país.

– Concorremos com trabalhos de muita qualidade, tínhamos esperança e pensamento positivo para ganhar, mas não era algo esperado por conta de estar "entre gigantes". A experiência foi fantástica! O congresso da Intercom é sempre incrível de participar, desde nosso primeiro contato, em 2015, eu sempre quis estar próxima desse universo. Quando vencemos a etapa regional, em Porto Alegre, foi uma felicidade incrível e sabíamos que ir para o Nacional não seria nada fácil – comemorou Bruna.

Equipe recebendo o prêmio durante o Intercom 2019
Equipe recebendo o prêmio durante o Intercom 2019
(Foto: )

O trabalho premiado foi desenvolvido em sala de aula para a marca global Billa, com fabricação em cinco países (Brasil, China, EUA, Índia e Vietnã). A marca é da trading Jayfex, de Joinville, e produz de paliteiros e hashis a prendedores de roupa, sendo responsável por introduzir no mercado brasileiro o conceito de palitos de dente com sabor.

Durante a elaboração do projeto - “Acendedores Billa: Planejamento Promocional para Produtos Commodities”, os acadêmicos participaram de reuniões com a empresa para entender o problema e oferecer uma solução real. O processo envolveu pesquisa de mercado, avaliação do cenário e idealização da campanha publicitária.

Reconhecimento internacional

A professora Patrícia Areas, assessora jurídica da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da Univille (Agitte), representou o Brasil na edição 2019 do Belt and Road Science and Technology Park Internacional Workshop, evento anual de Parques Tecnológicos realizado em Nanning, na China. Desde 2018, a Univille tem estreitado os laços com os parceiros chineses a partir de um trabalho iniciado pela professora Andréa Tamanine, da Agitte.

O Inovaparq , parque de inovação tecnológica da Univille, é o único parque brasileiro a fazer parte da recém-criada Comunidade de Parques Científicos e Industriais criado na China.

Professora Patrícia Areas durante exposição Nanning, na China.
Professora Patrícia Areas durante exposição Nanning, na China.
(Foto: )

O objetivo do trabalho é manter o relacionamento e compartilhar conhecimentos sobre o Brasil, sobre a Universidade e o Inovaparq em busca de parcerias e projetos conjuntos com a 2ª economia mundial.

– Os projetos serão focados em troca de expertises e especialistas em busca da soma de esforços para o desenvolvimento sustentável – completou Andréa Tamanine.

A apresentação da professora Patrícia foi feita para representantes de empresas inovadoras, de outros parques científicos e tecnológicos, de incubadoras, de escritórios de transferência de tecnologia e autoridades locais. O Inovaparq mantém convênio com a Hight Tech Zone de Nanning, e a participação da Agitte/Univille e Inovaparq no workshop está nas ações de parceria iniciadas.

Iniciativas reconhecidas

A Univille vai representar a região Sul na final nacional da categoria Ensino Superior do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, marcada para o dia 08/10, no III Conhecer - Seminário Internacional Educação Fora da Caixa, em Brasília. O case finalista, campeão estadual e fase regional, é o projeto da empresa júnior do curso de Administração, a ADM Univille Júnior, coordenada pelo professor João Alceu Ramos Beltrão.

Em oito anos de atuação, a ADM Univille Júnior já recebeu 39 prêmios e desenvolveu 502 projetos de novos empreendimentos, além de 120 consultorias gratuitas para Organizações Não-Governamentais (ONGs), projetos sociais e empresas de Joinville e região. Ela fornece apoio, principalmente, na criação de startups, desde a criação de ideias até a pré-incubação.

Conheça outras ações da Univille no canal especial do NSC Total.

Conteúdo produzido pela Univille e publicado pelo Estúdio NSC Branded Content

Deixe seu comentário:

publicidade