nsc
    dc

    publicidade

    Em Florianópolis

    Promessas do tênis disputam torneio de olho em vaga na chave principal de Roland-Garros

    Capital recebe o Rendez-Vous à Roland-Garros até domingo

    09/03/2017 - 03h01

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Paola Campigotto, Mateo Reyes, Leonardo Frederico e Gabriela Azambuja serão os representantes catarinenses no torneio
    Paola Campigotto, Mateo Reyes, Leonardo Frederico e Gabriela Azambuja serão os representantes catarinenses no torneio
    (Foto: )

    Até domingo, Florianópolis volta a ser a Capital do tênis, mas com sotaque francês. Trinta e dois tenistas de diversos estados do país entrarão em quadra para disputar uma das mais importantes competições da carreira. Pela terceira vez, o Brasil recebe o Rendez-Vous à Roland-Garros, evento que dará oportunidade para o grande vencedor de ir a Paris para brigar por uma vaga na chave principal na categoria juvenil do famoso Grand Slam.

    E não foi à toa que Floripa foi escolhida para sediar esta importante competição. Terra de Gustavo Kuerten, que em 2017 comemora 20 anos da primeira conquista de Roland-Garros, torneio que voltou a vencer outras duas vezes e que o consagrou como tenista, a cidade receberá os principais jovens talentos do esporte e, quem sabe, acompanhar o surgimento de um novo Guguinha.

    Jogos começam às 9h desta quinta-feira

    As partidas começam hoje e serão todas disputadas no Lagos Iate Clube (LIC), na Lagoa da Conceição. O local foi todo preparado nos moldes do evento em Paris, com a tradicional quadra de saibro, piso favorito da maioria dos tenistas e também de Guga Kuerten.

    – Quero que os atletas mostrem que sabem escorregar no saibro como campeões – disse Patrícia Froissart, vice-presidente da Federação Francesa de Tênis (FFT).

    Partidas serão disputadas nas quadras do Lagoa Iate Clube
    Partidas serão disputadas nas quadras do Lagoa Iate Clube
    (Foto: )

    Santa Catarina terá quatro representantes em ação: Paola Campigoto, Gabriela Azambuja, Mateo Reyes e Leonardo Frederico.

    – O nível do torneio é bem forte, só tem meninos bons jogando. Espero aproveitar ao máximo essa oportunidade – fala Leonardo Frederico, de 17 anos, de Tijucas.

    O campeão da etapa de Florianópolis irá para França disputar com tenistas de outros cinco países (China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia e Japão) a vaga na chave principal do torneio juvenil de Roland-Garros.

    – Dos torneios infanto-juvenis, com certeza, é um dos maiores que Floripa já recebeu. Temos a tradição de receber torneios como Copa Davis, WTA, e tem uma simbologia em função da conquista do Guga, toda essa relação entre Floripa e Paris, que o Guga conseguiu fazer essa ponte. É um evento com apelo técnico muito forte, que serve de trampolim para que os nossos tenista possam se projetar – explica Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis.

    Os participantes são jovens, têm entre 15 e 18 anos, e não eram nem nascidos quando Gustavo Kuerten começou a aparecer para o mundo. Mas, ao longo das carreiras foram conhecendo a trajetória do ex-tenista e, claro, viraram fãs do manezinho. Mas, como tenistas de um outra geração também sobra espaço para outros ídolos.

    – O Guga é um ídolo, mas eu gosto bastante do Rafael Nadal, me espelho bastante no jogo dele, desde pequeno – conta Mateo Reyes, que nasceu no Equador e agora mora e compete por Itajaí.

    – Eu não cheguei muito a pegar a essa época do Guga, mas claro, eu sabia quem ele era. Depois fui conhecendo e ele virou meu ídolo – relembra Paula Campigotto de apenas 15 anos, de Joinville.

    Jogos desta quinta

    Feminino

    Vitória Okuyama (PR) x Mariana Borges (SP)

    Luiza Fullana (DF) x Bruna Sampaio (DF)

    Ana Luíza Cruz (SP) x Laura Wayerbacher (RS)

    Gabriela Azambuja (SC) x Alexandra Silva (SP)

    Kathleen Percegona (PR) x Priscila Baptista (SP)

    Raíssa Wagner (DF) x Marina Figueiredo (MG)

    Isabela Mercante (RJ) x Carolina Porto (SP)

    Paola Campigotto (SC) x Nathália Gasparin (PR)

    Masculino

    Matheus Pucinelli (SP) x Paulo Saraiva (DF)

    Pedro Cordeiro (SP) x Matheus Leite (SP)

    João Pedro Ferreira (MG) x João Gianella (SP)

    Mateo Reyes (SC) x Bruno Pessoa (SP)

    Alberto Mello (SP) x Vixtor Castro (PR)

    Leonardo Frederico (SC) x Christian Oliveira (RJ)

    Rodrigo Rattes (RJ) x Luiz Eduardo dos Santos (PR)

    Diego Padilha (SP) x Gilbert Junior (DF)

    Paola Campigotto, Mateo Reyes,

    Leonardo Frederico e Gabriela Azambuja serão

    Leia outras notícias de tênis

    Deixe seu comentário:

    publicidade