nsc

publicidade

Eleições 2016

Quais são os principais erros que os eleitores cometem quando vão decidir seu voto

"A Notícia" falou com especialistas e fez um guia para você ter mais informações sobre os concorrentes

04/09/2016 - 17h58 - Atualizada em: 05/09/2016 - 04h31

Compartilhe

Por Redação NSC

O presidente da Comissão de Estudos Jurídicos e Legislativos da OAB Joinville, Murilo de Moraes, aponta alguns dos erros cometidos pelos eleitores na hora de exercer o direito ao voto. Segundo ele, o mais comum é se deixar levar pela influência de outras lideranças, que não são candidatas, ao escolher o representante da população para o Legislativo. Ele diz que instituições que exercem relevância na sociedade podem acabar induzindo o voto para determinado candidato que as representem, fazendo com que o eleitor perca a autonomia da própria escolha.

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

O advogado ainda aponta outro equívoco cometido pela população, que é o de achar que a eleição possa ser anulada caso os votos em branco e nulos atinjam determinada porcentagem no resultado final.

- O voto em branco ou nulo é jogado no lixo, não serve para nada. Esse mito de que a eleição será anulada é uma enganação - esclarece Moares.

Segundo ele, o eleitor deve escolher o melhor candidato e depois fiscalizar o trabalho do vereador no Legislativo, indo ao gabinete e sabendo o que ele está fazendo pela cidade. Moraes explica, por meio de metáfora, que deixar de acompanhar o trabalho do vereador é o mesmo que entregar a chave de casa para uma pessoa administrar e durante quatro anos sem nunca aparecer, deixando ela fazer o que quiser com o lugar.

Deixe seu comentário:

publicidade