Em janeiro, nos Estados Unidos, acontece a feira da National Retail Federation (NRF), o maior evento de varejo do mundo, que reúne milhares de empreendedores, profissionais e especialistas do segmento em busca das principais tendências do mercado. A Inteligência Artificial foi, mais uma vez, uma grande pauta nas palestras e rodas de conversa, especialmente com formas de colocá-la em prática dentro do varejo. 

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O desafio neste momento é traduzir como a inteligência artificial e a tecnologia podem se integrar no dia a dia da loja física, sem perder o calor humano que é o seu grande diferencial. Para Juarez Leão, CEO da Leão Group, conselheiro e especialista em varejo, é preciso evoluir para atender o novo perfil de consumidor, que busca personalização, agilidade e experiências diferenciadas. 

– A tecnologia deve ser usada como aliada, garantindo mais transparência, eficiência e assertividade na jornada de compra – explica.

IA no varejo catarinense

Uma das principais tendências mundiais do varejo, o uso da IA já é realidade em empresas em Santa Catarina. São cases que nasceram e estão se desenvolvendo rapidamente dentro do Estado, ampliando a utilização da tecnologia dentro da loja física, ajudando o consumidor na sua jornada de compra e propondo uma experiência diferente dos modelos tradicionais.

A Monviso, nova rede de franquia de óticas na região da Grande Florianópolis é um excelente exemplo. A tecnologia, desde o início do desenvolvimento do modelo de negócio, vem sendo um dos principais pilares e hoje é uma das primeiras óticas no Brasil a aplicar a inteligência artificial a serviço dos seus clientes. 

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Com o objetivo de tornar o momento da compra mais interativo e personalizado, as óticas Monviso apostaram no desenvolvimento de um sistema próprio para auxiliar o consumidor a escolher as melhores lentes de acordo com o seu grau e estilo de vida. 

Baseado no conhecimento técnico dos seus fundadores, que já têm mais de 20 anos de experiência no mercado, a Inteligência Artificial foi treinada para que o cliente, em conjunto com o vendedor, consiga escolher qual produto é recomendado para sua necessidade e que faz mais sentido para o seu dia-a-dia.

Isso também garante maior transparência para o consumidor, pois mesmo a venda sendo mais técnica, o sistema o ajuda a compreender o que está sendo ofertado, as diferenças e os benefícios de cada produto, acabando com o mito do “papo de vendedor”. 

A sócia-diretora da Monviso, Stefane Calliari, ressalta a importância do lado humanizado do varejo, do qual a ótica não abre mão.

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– Usamos a tecnologia a nosso favor, sem perder o toque humano do varejo, pois o foco mais do que nunca é a jornada do cliente e ele precisa ser melhor atendido e melhor entendido.

Assistente virtual da Monviso ajuda a escolher o melhor modelo de óculos

Outra ferramenta inovadora que a Ótica Monviso possui é o assistente virtual de visagismo. Também através da Inteligência Artificial, a ferramenta foi desenvolvida para orientar o cliente a escolher o melhor tipo de armação de acordo com o formato do rosto, tom da pele e do cabelo, e até mesmo o tipo de imagem que o consumidor quer transmitir.

Através de uma simples foto feita na hora, o sistema capta as imagens e em seguida retorna com as sugestões de formato e cores das armações e lentes. E caso o cliente deseje mais sugestões, é só continuar a conversa com o assistente, e ele consegue especificar ainda mais conforme a sua profissão, seu estilo de vida e personalidade. 

Todo esse diferencial traz ainda mais benefícios para o cliente, permitindo que ele tenha acesso a uma experiência de atendimento individualizada, transparente e mais satisfatória, pois o nível de assertividade aumenta muito. Os resultados também já aparecem rapidamente para o negócio. 

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Nova rede de óticas em Florianópolis

A rede Monviso, apesar de nova, em menos de um ano já abriu quatro lojas físicas na Grande Florianópolis e os níveis de satisfação dos clientes é um sucesso. A marca agora se prepara para iniciar o plano de expansão das franquias em 2025 e poder oferecer essa experiência para ainda mais consumidores catarinenses.

– A Monviso é um exemplo claro de como o varejo pode – e deve – usar a tecnologia para criar diferenciação e agregar valor ao cliente. O futuro do setor passa pela inovação e pela integração inteligente entre tecnologia e atendimento humanizado. Essa é a chave para oferecer experiências memoráveis e construir marcas fortes e competitivas no mercado – conclui Juarez Leão.