Antes de mais nada, o feriado de Tiradentes é o primeiro com teor histórico que temos no nosso calendário. A data celebra a luta de um mártir brasileiro, que lutou até o fim pelos seus ideais.

Continua depois da publicidade

Então, além de te contar em que dia da semana será e se será possível prolongar, falaremos um pouco da origem histórica do feriado.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Quando cai o Tiradentes em 2024?

O calendário de 2024 aponta que o dia 21 de abril, correspondente ao feriado de Tiradentes, cai em um domingo. Portanto, vai ser uma data pouco aproveitada para folgas. Tendo em vista que muitas pessoas já tem folgas aos domingos.

O feriado pode ser prolongado?

Não, não existe nenhuma prerrogativa para a emenda desse feriado. Salvo se algum município tiver feriados na segunda ou na terça em seguida do dia 21 de abril.

Continua depois da publicidade

Veja todos os feriados prolongados de 2024

Tiradentes é feriado nacional?

Sim, de acordo com o portal Exame, o feriado de Tiradentes é nacional oficialmente desde 1965. Além disso, cidades mineiras que eram chave no período colonial como Ouro Preto e São João del Rei realizam eventos em homenagem ao mártir.

Quem foi Tiradentes?

Para entender melhor a importância do feriado precisamos passar pela biografia de quem dá nome ao feriado. Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 1746 no que hoje é o município de Ritápolis e que anteriormenta fazia parte de São João del Rei. Ele era dentista, por isso o apelido de Tiradentes.

De acordo com o historiador Boris Fausto, Tiradentes era uma exceção no movimento da Inconfidência Mineira, que lutava contra os impostos abusivos da Coroa Portuguesa. Ao contrário de outros participantes da revolta que faziam parte da elite, Joaquim era órfão e seus pais não lhe deixaram herança.

Continua depois da publicidade

Com o passar do tempo, o império português fechou o cerco em cima da Inconfidência, iniciando o processo de perseguição, prisão e extradição dos revoltosos. Porém, enquanto outros inconfidentes receberam clemência da corte, Tiradentes teve uma pena diferente.

O dentista recebeu como condenação a pena de morte por desobediência ao reino de Portugal. Tiradentes foi à forca em praça pública no dia 21 de abril de 1792. Em seguida, sua cabeça foi exibida para servir como exemplo nas ruas da cidade de Ouro Preto em Minas Gerais.

Transformação de Tiradentes em herói

Posteriormente, a figura de Joaquim José da Silva Xavier foi sendo esquecida pelos portugueses. Tanto no fim do período colonial quanto nas monarquias brasileiras. Já que o militar era considerado um traidor da pátria.

Entretanto, a partir de 1889, com a proclamação da república no Brasil, Floriano Peixoto e Deodoro da Fonseca começaram a buscar figuras históricas que exaltassem o republicanismo. Assim, a figura de Tiradentes se encaixava perfeitamente.

Continua depois da publicidade

A sua vida, e principalmente a sua morte, exemplicavam muito bem a tirania da monarquia na visão dos republicanos como Floriano e Deodoro. Além disso, Tiradentes era um republicano convicto, que se inspirava na constituição americana.

Portanto, Tiradentes teve uma transformação na sua imagem, de traidor se tornou mártir e herói nacional. E a data de sua morte, 21 de abril, se tornou um marco e um dos grandes feriados nacionais.

Leia também

Feriados 2024: acesse o calendário oficial no Brasil

Destaques do NSC Total