nsc
nsc

Fiscalização

Quase 700 kg de alimentos são apreendidos em estabelecimentos de Florianópolis

Procon encontrou irregularidades em 12 padarias e supermercados. Ação continua na próxima semana

21/04/2018 - 06h01

Compartilhe

Por Redação NSC
Alimentos foram recolhidos em padarias e supermercados de Florianópolis
Alimentos foram recolhidos em padarias e supermercados de Florianópolis
(Foto: )

O Procon Municipal de Florianópolis recolheu quase 700 kg de alimentos com alguma irregularidade encontrados nas prateleiras de supermercados e padarias da Capital. São produtos que estavam fora do prazo de validade ou acondicionados de forma inadequada. A fiscalização do órgão de defesa do consumidor continua na próxima semana em restaurantes e padarias.

No total, 14 estabelecimentos foram fiscalizados desde o dia 10 de abril. Destes, 12 foram autuados. Segundo o Procon, 11 comércios continham produtos fora do prazo de validade e sete guardavam os alimentos de forma inadequada. Os produtos recolhidos foram levados para descarte na Comcap e alguns foram inutilizados no próprio estabelecimento.

As empresas autuadas têm 10 dias para apresentar defesa. Após este prazo, apresentada ou não defesa, será feita análise do procedimento administrativo e, sendo confirmada a irregularidade, a empresa poderá ser penalizada. Dependendo da gravidade da infração o comerciante pode ser multado ou ter a suspensão do alvará de funcionamento.

A partir da próxima semana o Procon inicia outra ação de fiscalização em restaurantes e padarias, mas em parceria com a Vigilância Sanitária,

— Foram muitos produtos encontrados, por isso precisamos da Vigilância para que possamos vistoriar também cozinhas e câmaras frias destes locais para ver a questão do armazenamento dos produtos — explicou o fiscal do Procon Rogério Arlindo Martins.

(Foto: )

Colunistas