nsc
    an

    Ensino consciente

    Quatro escolas de Joinville são premiadas por projetos de educação ambiental

    Unidades de educação infantil receberão R$ 10 mil e consultoria pelo Prêmio Embraco de Ecologia 2019

    05/12/2019 - 10h49

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação AN
    foto mostra fachada do cei justina rosa fachini
    (Foto: )

    Cuidado com espécies ameaçadas como as abelhas, construções sustentáveis, acolhimento à diversidade e integração da comunidade. Esses são os temas dos quatro projetos vencedores do Prêmio Embraco de Ecologia 2019, que receberão R$ 10 mil cada um para a implantação das ideias durante o ano de 2020. A cerimônia de premiação ocorreu na manhã de quarta-feira, 4 de dezembro, na unidade da Nidec Global Appliance, em Joinville.

    O Centro de Educação Infantil (CEI) Aventuras de Criança, do Bairro Aventureiro, foi contemplado com o projeto "A casa sustentável", que prevê a construção de um espaço pedagógico que auxilie na educação socioambiental dos alunos.

    Já o CEI Professora Felícia Cardoso Vieira, do Costa e Silva, foi escolhido com a proposta "Jardim de Mel - Um zum, zum que poliniza a vida!". A instituição já mantém um meliponário, com espécies nativas de abelhas sem ferrão, que são cultivadas pela equipe e pelas crianças. A ideia é aumentar o espaço e a quantidade dos insetos, contribuindo para a preservação e disseminando a importância do cuidado para com a espécie.

    No Jardim Sofia, o CEI que leva o nome do bairro foi escolhido para implantar o projeto "Abraço a Terra que a vida me dá, abraço a vida de todo lugar". Como a região vem recebendo muitas famílias de outros lugares do Brasil e também do Haiti, a equipe percebeu a necessidade de criar um projeto de aprendizagem que integre as culturas diversas a partir de oficinas de artesanato, apresentações culturais, entre outros.

    Já o CEI Justina Rosa Fachini, localizado no Morro do Meio, foi selecionado pelo projeto "TRI- Território das Relações Intergeracionais". A ideia é transformar a instituição escolar em um espaço de troca intergeracional, por meio das artes, do cultivo de hortaliças e da integração com a comunidade.

    Este ano, o Prêmio Embraco de Ecologia recebeu 16 projetos de escolas municipais, estaduais e centros de educação infantil. A seleção foi feita por um comitê interno da empresa, que envolveu colaboradores de diversas áreas como Comunicação, Meio Ambiente, Marketing, entre outros.

    Além da verba, as escolas terão o acompanhamento de uma consultoria em sustentabilidade. Além disso, durante o evento, as quatro ganhadoras foram contempladas com troféus produzidos por colaboradores da Nidec Global Appliance que fazem parte do Círculo de Controle de Qualidade (CCQ). As peças foram criadas com materiais descartados e sucatas na própria companhia.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Educação

    Colunistas