nsc
    an

    Mudança

    Quatro unidades de saúde terão horário ampliado até o início de 2020 em Joinville

    Objetivo é atender trabalhadores que não conseguem procurar atendimento no horário comum

    26/11/2019 - 07h50

    Compartilhe

    Hassan
    Por Hassan Farias
    UBS Edla Jordan, no Petrópolis, vai atender com horário ampliado até as 22h a partir do início do ano que vem
    UBS Edla Jordan, no Petrópolis, vai atender com horário ampliado até as 22h a partir do início do ano que vem
    (Foto: )

    Um processo de ampliação de horários de atendimento nas unidades básicas de saúde, iniciado como um projeto piloto em julho deste ano, agora começa a ser estendido para outros postos de Joinville. Cinco unidades já estão funcionando até mais tarde e até o início do ano outras quatro passarão a atender em horário ampliado.

    Inicialmente, a UBSF Floresta e a UBSF Boehmerwald ampliaram o atendimento até 22 horas e 21 horas, respectivamente. Desde o último 19, a UBSF Estevão de Matos também passou a atender até às 19 horas e neste mês a UBSF Morro do Amaral ampliou das 8 às 17 horas, deixando de funcionar como uma extensão da unidade do Jardim Edilene. Nesta segunda-feira (25), foi a vez da UBSF Jardim Edilene ampliar até às 19 horas.

    Outras unidades também têm atendimento ampliado previsto para os próximos dias. A partir de 5 de dezembro, a UBSF Fátima atenderá até às 22 horas. Na primeira quinzena de dezembro, a UBSF Itaum tem previsão para o horário das 7 às 22 horas. Já no início do ano, a UBS Edla Jordan, no Petrópolis, vai atender até às 22 horas.

    — Como são agendamentos eletivos que a gente oferece nas unidades básicas, a gente chama as pessoas, então a procura sempre existe. Nos dois primeiros meses foi mais difícil, mas agora está tendo mais procura, inclusive por causa da imunização contra o sarampo — afirma o secretário da saúde, Jean Rodrigues da Silva.

    Mudança para atender trabalhadores

    As mudanças fazem parte do objetivo da Secretaria de Saúde de dar maior acesso à unidade básica para os trabalhadores, que não têm como procurar o atendimento no horário comum. Todos os serviços oferecidos durante o dia também serão realizados no período ampliado, inclusive com o atendimento médico.

    Segundo o secretário Jean, as equipes também tiveram acréscimo com a contratação de médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros.

    — A nossa proposta é avançar para outras unidades de saúde nos três primeiros meses, nas localidades onde têm maior concentração de trabalhadores. Também vamos chamar mais agentes comunitários, farmacêuticos e outras categorias para reforças as equipes.

    Com a ampliação do horário de atendimento, a Secretaria de Saúde também quer facilitar o acesso ao serviço básico e reduzir o número de pessoas que procuram diretamente o Pronto-atendimento 24 horas com problemas de saúde que poderiam ser atendidos nas unidades básicas.

    Unidades com horário ampliado:

    UBSF Floresta - 7 às 22 horas

    UBSF Boehmerwald - 7 às 21 horas

    UBSF Estevão de Matos - 7 às 19 horas

    UBSF Morro do Amaral - 8 às 17 horas

    UBSF Jardim Edilene - 7 às 19 horas

    Unidades que terão horário ampliado:

    UBSF Fátima - 7 às 22 horas (2 de dezembro)

    UBSF Jarivatuba - 7 às 22 horas (5 de dezembro)

    UBSF Itaum - 7 às 22 horas (primeira quinzena de dezembro)

    UBS Edla Jordan - 7 às 22 horas (início de 2020)

    Leia as últimas notícias de Joinville e região.​​

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas