nsc
santa

Tempo 

Queimadas na Amazônia provocam nevoeiros em Blumenau, segundo AlertaBlu 

Meteorologista afirma que material é trazido por uma corrente de ar da região do Amazonas e destaca a presença de um tom acinzentando no céu nos últimos dias

12/09/2019 - 16h41 - Atualizada em: 12/09/2019 - 16h47

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
(Foto: )

Quem olhou para o céu em Blumenau ao longo dos últimos dias pôde perceber um nevoeiro mais denso no ar, muito parecido com uma espécie de fuligem. O que estaria causando este fenômeno seriam as queimadas da região amazônica, no Norte do país.

Segundo a meteorologista do AlertaBlu, Tatiane Martins, uma corrente de ar está trazendo o material produzido nas queimadas para a região Sul do Brasil, atingindo o estado do Paraná e o Leste de Santa Catarina, incluindo Blumenau.

Analisando imagens de satélite e imagens do fluxo de vento, elas condizem com a vinda desse material da região do sul do Amazonas e do centro-oeste atingindo a nossa região. Isso pode causar a formação dos nevoeiros mais densos nos últimos dias – diz Tatiane.

A meteorologista afirma também que nevoeiros são mais comuns nesta época do ano, porém a vinda da fuligem altera a densidade das partículas de água no ar e causam nevoeiros mais densos e longos. Ela informou também que o material altera a qualidade do ar, mas acredita que não chegaria a prejudicar a saúde.

– É possível ver nevoeiros nas manhãs, o que é comum para esta época do ano, mas nos últimos dias esses fenômenos estão demorando mais para se dissipar, durando até próximo das 10h. Isto aletra a qualidade do ar em alguns aspectos, mas não apresenta riscos à saúde – sustenta a meteorologista.

Tatiane aponta ainda que uma frente fria está prevista para chegar na região nos próximos dias, o que deve acabar com o fenômeno em Blumenau.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading... Todas de Cotidiano

Colunistas