nsc
dc

Equipamento móvel

Radar meteorológico será instalado na terça-feira no Sul de SC

Alcance é entre 100 e 150 km, ou seja, 52 municípios serão cobertos pelo equipamento

25/01/2018 - 11h55 - Atualizada em: 25/01/2018 - 15h30

Compartilhe

Por Redação NSC
(Foto: )

Na próxima terça-feira o radar meteorológico móvel deve começar a gerar imagens meteorológicas, em Araranguá. Nesta data, técnicos da Defesa Civil SC vão transportar o equipamento em uma camionete até a base no Morro dos Conventos, na cidade do Sul de SC. A montagem do radar está prevista para o início da tarde desta terça. E, após os ajustes no equipamento, no mesmo dia ele já estará gerando imagens . O alcance é entre 100 e 150 km, ou seja, 52 municípios serão cobertos pelo radar.

A data prevista de inauguração é 22 de fevereiro deste ano, mas ainda será confirmada pelo governador. O radar do Sul foi fabricado pela empresa Norte Americana Enterprise Electronics Corporation (E.E.C). Por ser móvel, em casos extremos, o equipamento de quatro toneladas poderá ser deslocado para qualquer região do Estado.

O investimento no Radar Sul (Araranguá) foi de R$ 3,4 milhões. Os recursos são do Pacto por SC, financiados pelo Banco do Brasil. Com os radares do Vale (Lontras), Oeste (Chapecó), Santa Catarina passa a ter 100% de cobertura meteorológica. O gerente de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, Frederico Rudorff, explica que as imagens produzidas pelos equipamentos dão suporte para os meteorologistas preverem as condições do tempo em curto prazo, e para a Defesa Civil SC gerar os alertas.

Com radar móvel no Sul do Estado, SC terá 100% de cobertura meteorológica

Defesa Civil testa radar meteorológico que será instalado no Sul de Santa Catarina

Radar meteorológico móvel do Sul de SC começa a ser montado

Radar do Oeste começou a operar em fase de testes nesta semana

Governo de SC assina contrato para fabricação do radar meteorológico do Sul do Estado

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas