nsc
nsc

Delícia!

Receita da Hora: carnes com gostinho de comida caseira

Hoje damos duas opções: com carne bovina ou com galinha caipira

29/07/2016 - 03h40

Compartilhe

Por Redação NSC

Nos dias mais frios dá aquela vontade de comer uma comida bem quentinha e com sabor de aconchego. Publicamos hoje duas receitas testadas pela Academia da Carne Friboi, que é Carne de Panela da chef Danielle Johnnei, preparada com músculo, costela ou agulha, e Cless de Galinha Caipira, sugestão da Fritz & Frida, que reúne o tempero da comida brasileira e o sabor da culinária alemã ao combinar o molho de galinha caipira, típico no Brasil, com o cless, nome dado na região da colônia ao spätzle, massa tradicional na Alemanha. Bom apetite!

CLESS DE GALINHA CAIPIRA

(Foto: )

Ingredientes

*2 colheres de açúcar mascavo450ml de azeite

*1 cebola picada

*1 dente de alho

*1 cenoura picada

*150g de alho-poró

*150g de salsão

*1 galinha temperada com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada

*2 tomates picados

Cless

*500g de farinha de trigo

*5 ovos

*10g de sal

* Água ou leite até chegar no ponto

Preparo

Faça a massa do cless com a farinha, o sal e os ovos, dando a liga com água ou leite. Reserve. Para a galinhada, refogue a cebola e o alho em azeite e açúcar, deixando caramelizar. Acrescente salsão, alho-poró, cenoura e a galinha. Refogue, em fogo baixo, por 10 minutos. Coloque os tomates, deixe secar, ponha água e cubra. Cozinhe por meia hora, mexendo de vez em quando e acrescentando água sempre que preciso. Corrija o sal e a pimenta, baixe o fogo. Cozinhe o cless direto no molho. Pegue porções de massa com uma colher e mergulhe dentro do molho. Estará pronto quando subir à superfície.

Confira o Espaço do Trabalhador no Facebook

Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis

PICADINHO DE PANELA

(Foto: )

Ingredientes

*1kg de músculo limpo

*1 xícara de chá de cebola picada

*½ xícara de pimentão verde picado

*1 xícara de tomates picados bem pequenos, sem sementes

*1 colher (de chá) de alho picado

*1 folha de louro

*½ xícara de cheiro-verde

*½ colher de sopa de cominho em pó

*½ colher de sopa de colorau em pó

*1 tablete de caldo de carne

*1 colher de vinagre

*1 colher (de sopa) de extrato de tomate

*3 colheres (de sopa) de azeite

* 4500ml de água morna

*Sal e pimenta

Preparo

Corte a carne em cubos grandes. Pré-aqueça a panela de pressão. Disponha a metade do azeite e da carne (espalhe de forma que um não fique sobre o outro) temperados com sal e pimenta. Deixe dourar e vire para que todos os lados selem. Reserve em um recipiente e repita o processo com a outra metade. Depois, retire a carne, coloque a cebola na panela. Mexa até que ela comece a ficar transparente. Junte o pimentão e o alho. Em seguida, acrescente os tomates, o caldo de carne, o colorau, o cominho, o extrato de tomate, o vinagre, a água, a folha de louro e metade do cheiro-verde. Volte a carne para a panela e feche. Após pegar pressão, abaixe o fogo.

Após 30 minutos de pressão, abra a panela, acrescente o restante do cheiro-verde, regule o sal e a pimenta (nesse momento, você pode acrescentar mais água, caso deseje mais caldo) e ferva, ainda em fogo baixo, por mais 15 ou 20 minutos. Sirva com o acompanhamento de sua preferência.Dica: se desejar, acrescente pedaços de cenoura e batata após tirar a pressão da panela. Nesse caso, acrescente um pouco mais de água, se necessário, e cozinhe em fogo baixo até que os legumes cheguem à textura desejada.

Colunistas