nsc

publicidade

Competição

Regata Jacques Vabre começa na França, rumo a Itajaí

Maior travessia transatlântica do mundo leva ao mar 42 modernos barcos

25/10/2015 - 16h31

Compartilhe

Por Redação NSC
A regata é disputada em duplas e larga sempre da cidade portuária de Le Havre
A regata é disputada em duplas e larga sempre da cidade portuária de Le Havre
(Foto: )

A 12ª edição da regata Transat Jacques Vabre começou na manhã deste domingo com a participação de 42 barcos divididos em quatro classes. Os veleiros partiram da cidade francesa Le Havre para uma aventura de 10 mil quilômetros com destino a Itajaí. A prova é disputada em duplas e terá a estreia de uma equipe brasileira: Eduardo Penido e Renato Araújo formam a parceria a bordo do barco Zetra.

Os barcos partiram da França com ventos fracos e muita corrente, o que atrasou a entrada no Canal da Mancha. A expectativa dos brasileiros é grande sobre os desafios que estão por vir:

- A ansiedade é grande, pois não é uma prova simples de ser feita. O primeiro objetivo é passar esse trecho mais difícil no Golfo de Biscaia e depois poupar o barco para tentar chegar inteiro em Itajaí - contou Renato Araújo. Cada classe terá seu vencedor.

As duplas terão de passar pelo movimentado Canal da Mancha, os ciclones previstos no Golfo de Biscaia - também conhecido como Golfo da Gasconha, situado entre as costas da Espanha e da França -, a linha do Equador e toda a costa brasileira até a região Sul. Os mais rápidos devem completar a regata em 11 dias. Os brasileiros do Zetra projetam de 20 a 25 dias de prova.

Itajaí recebe a regata pela segunda vez

A regata é disputada em duplas e larga sempre da cidade portuária de Le Havre, na Normandia, com destino a um país produtor de café. A característica rendeu o apelido de Rota do Café. Já passou por cidades como Cartagena (Colômbia), Puerto Limon (Costa Rica) e Salvador, em 11 edições. Esta será a segunda vez que a competição terá a cidade catarinense como chegada. Em 2013, a regata reuniu mais de 590 mil visitantes nas duas Vilas da Regata (Le Havre e Itajaí).

Deixe seu comentário:

publicidade