nsc
dc

publicidade

ENSINO SUPERIOR 

Relatório aponta UFSC como nona universidade com mais publicações científicas no Brasil 

Publicação feita pela empresa Clarivate Analytcs e divulgado pelo Jornal da Universidade de São Paulo (USP) mostra que instituição catarinense publicou 9,1 mil trabalhos de 2013 a 2018 

06/09/2019 - 21h38

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Universidade vive momento turbulento com cortes de recursos pelo MEC
Universidade vive momento turbulento com cortes de recursos pelo MEC
(Foto: )

Um relatório feito da empresa de análise de pesquisa científica Clarivate Analytcs e divulgado pelo Jornal da Universidade de São Paulo (USP) cita a Universidade de Santa Catarina (UFSC) como a nona instituição que mais produz ciência no país.

A publicação divulgada na quinta-feira aponta ainda que 60% de toda a produção de ciência no país é proveniente de 15 instituições, todas universidades públicas, incluindo a UFSC. Os dados foram apurados entre 2013 e 2018. USP, Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lideram a lista no país, com mais de 100 mil publicações.

Na relação divulgada pela publicação, a UFSC aparece em nono lugar com 9,1 mil trabalhos publicados nesse período. As áreas de Ciências da Saúde (2.473) e de Ciências Exatas e da Natureza (2.468) foram as que mais tiveram publicações da instituição catarinense.

Produção científica do país cresceu

O relatório também aponta que nesses seis anos analisados, a produção científica brasileira cresceu 30%, o dobro da média mundial, que foi de 15%. O desempenho elevou o Brasil à 13ª colocação no ranking de países que mais produzem ciência no mundo, em número de trabalhos publicados, segundo o relatório da empresa.

A publicação ainda traz dados como o crescimento da relação entre universidades e iniciativa privada, que desde 2000 aumentou em todos os anos, com exceção de 2011. No caso da UFSC,

Confira a íntegra da publicação sobre a pesquisa.

Acesse as últimas notícias do NSC Total

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Educação

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade