nsc
dc

150 anos

Relembre cinco adaptações de "Alice no País das Maravilhas" para o cinema

Aos 32 anos, Meryl Streep interpretou a personagem criada por Lewis Carroll

02/07/2015 - 13h35 - Atualizada em: 03/07/2015 - 08h06

Compartilhe

Por Redação NSC
"Alice at the Palace", de 1982, é filmado em uma espécie de palco de teatro e tem momentos musicais, com Meryl Streep no papel de Alice
"Alice at the Palace", de 1982, é filmado em uma espécie de palco de teatro e tem momentos musicais, com Meryl Streep no papel de Alice
(Foto: )

Não é só de animações ou das modernas releituras do diretor Tim Burton que vivem as adaptações de Alice no País das Maravilhas para o cinema. Se o filme da Disney de mesmo nome, Lançado em 1951, ficou famoso como um dos desenhos infantis mais criativos e populares de todos os tempos, e Burton prepara para 2016 (agora só como produtor) Alice no País das Maravilhas: Através do Espelho, há pelo menos uma dezena de outras produções que ganharam as telonas nestes 150 anos de vida da obra de Lewis Carroll.

Conversamos com especialistas, pesquisadores e com a bisneta da Alice original para entender a importância de Alice no País das Maravilhas

Conheça outras cinco adaptações menos conhecidas de Alice no País das Maravilhas:

1. Primeiro filme sobre a personagem saiu 38 anos depois do livro - e é incrível

Em 1903, o diretor Cecil M. Hepwoeth ousou produzir a primeira versão de Alice para o cinema. Escalou Mary Clark como a personagem principal e filmou 12 minutos (o maior tempo de um filme feito na Inglaterra até então) de cenas baseadas nas ilustrações originais de Sir John Tenniel. A esposa de Hepwoeth viveu a Rainha Vermelha, o próprio diretor encarnou o personagem do sapo e um bichano de estimação da família encarnou o Gato Risonho. Os oito minutos do filme que restaram intactos tiveram suas cores restauradas pelo Instituto Britânico de Cinema (BFI, na sigla em inglês) e foram disponibilizados no YouTube.

2. Meryl Streep viveu Alice aos 32 anos

Uma das mais respeitadas atrizes da história, Meryl Streep já deu vida a Alice em um filme feito para a TV americana. Alice at the Palace, de 1982, foi filmado em uma espécie de palco de teatro e tem sequências musicais.

3. Fizeram um musical pornô inspirado em Alice em 1976

Alguém teve essa ideia. A obra de Lewis Carroll inspirou um filme pornográfico em 1976. Como se não bastasse, o filme também é um musical, com momentos cantados - como no segmento acima - entre as cenas de sexo.

4. Na Rússia, a história ganhou ares de surrealismo e terror

Adriana Peliano, a presidente da Sociedade Lewis Carroll do Brasil, descreveu Alice no País das Maravilhas como "um livro de perguntas móveis e mutantes, sem respostas prontas, que nos convida a procurar o jardim de inesgotáveis possibilidades criativas que existe em cada um de nós". O filme Alice, do diretor checo Jan Svankmajer, levou isso à risca e fez uma versão cinematográfica surrealista, com ares de terror e suspense e uso de stop-motion, no qual a personagem convive com seres angustiantes em um ambiente de sonho (ou pesadelo).

5. Na França, atores contracenaram com bonecos

Clique aqui

Colunistas