No mesmo dia em que o governo brasileiro anunciou a manutenção da alíquota reduzida do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a Renault apresentou o Sandero 2015, que ganha o novo motor 1.0 16V Hi-Power – já presente no Clio e no Logan. O hatch tem duas versões menos potentes, Authentique e Expression, complementadas por outras duas (Expression e Dynamique) de propulsor 1.6 8V. Os preços partem de R$ 29,89 mil e R$ 38,59 mil, respectivamente.

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O novo motor 1.0, nos testes do Inmetro, ganhou classificação A de economia de combustível, com médias de 8,1 km/l (etanol) e 11,9 km/l (gasolina) na cidade, e 13,4 km/l e 9,2 km/l na estrada. A potência chega a 80 cv com etanol e 77 cv com gasolina, e os torques a 10,5 kgfm e 10,2 kgfm, a 4.250 rpm.

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– A grande novidade do modelo 2015 é o design externo e interno – afirmou o presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet, na cerimônia de lançamento.

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Sobre a redução de preço da versão de entrada, apesar da inclusão da direção hidráulica de série, o executivo explicou que a mudança foi estratégica.

– O preço que o cliente quer pagar foi o ponto de partida, baixamos custo onde podíamos e priorizamos equipamentos que o motorista realmente valoriza – detalhou.

O Sandero foi lançado no Brasil, há sete anos, com desenvolvimento focado no país, e hoje é vendido em 100 mercados. Vendeu mais de 500 mil unidades no período, segundo a Renault, 102,5 mil delas só no último ano, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A nova geração já tem cinco mil unidades embarcadas aos concessionários.

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Desempenho razoável com boa economia

Pense Carros testou o modelo em cerca de 100 quilômetros de ruas e rodovias de Florianópolis. Segundo a Renault, 85% do torque do propulsor fica disponível a partir de 1.500 rpm, o que é sentido na condução de ambas as opções de propulsor. O 1.6 8V de 98 cv a 106 cv (com gasolina e etanol, nessa ordem) responde bem, retoma velocidade rápido e não reclama em subidas íngremes. O irmão menor demora para recuperar o pique, mas ainda consegue desempenho próximo ao dos rivais 1.0.

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Ambos saem de fábrica com direção hidráulica, que facilita as manobras a baixas velocidades e garante dirigibilidade na estrada, quando fica um pouco mais rígida. O volante tem regulagem de altura em todas as versões.

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Nova plataforma

Um dos destaques do Sandero 2015 é a nova plataforma, que segundo a marca entregou ao hatch compacto 80% de novos componentes – é a mesma que estreou no Logan. Entre as alterações, novo sistema elétrico, para apoiar o grande número de itens de conforto hoje disponíveis para os veículos. Carroceria, direção e freios são outros elementos que foram substituídos neste ano. A marca ressalta o espaço interno do compacto, de 2,59 metros na nova geração, como um dos atrativos do modelo.

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Design com toque verde-amarelo

O design externo, criado a partir da nova identidade da francesa e aplicado com ajuda do escritório paulista da marca, inclui nova grade com frisos cromados (menos na opção de entrada) que se estendem até os faróis e trazem o símbolo da fabricante em tamanho maior no centro. Na versão top, faróis de neblina também ganham acabamento cromado, e retrovisores têm repetidor de seta.

A linha alta e contínua do capô à traseira dá o tom de sofisticação ao visual do compacto, e um detalhe acompanhando o contorno da maçaneta traseira completa a sensação de atualidade – os puxadores das portas são embutidos. Os para-lamas dianteiros e traseiros estão mais largos, colaborando para o design robusto do hatch.

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No lançamento, os clientes podem optar pela cor Azul Tecno, desenvolvida pelo escritório de estilo em São Paulo a partir de referências do país. Quem já tem um carro da francesa e é cadastrado no programa de fidelidade My Renault ganha câmera de ré gratuita (em modelos com sistema multimídia) na compra do novo compacto – o preço regular é cerca de R$ 350.

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Conforto para motorista e passageiros

Maiores em bitola (33 milímetros na frente e 25 na traseira), as suspensões transmitem pouco a vibração das ruas esburacadas e garantem conforto aos ocupantes – tarefa que cumprem com a ajuda das rodas de 15″ (de liga leve no Dynamique) calçadas com pneus 185/65. O ruído interno, de acordo com a francesa, foi reduzido, mas ainda incomoda um pouco – ligar o som ajuda a disfarçar. Os freios com ABS e distribuidor eletrônico de força de frenagem (EBD) seguram bem o compacto, e a estabilidade em curvas também agrada.

O câmbio é macio, e a troca, relativamente suave. No painel, o indicador sugere o melhor momento para a troca, visando economia de combustível. Os mostradores de conta-giros e velocímetro são redondos e analógicos – há uma terceira área reservada ao painel digital, com informações de consumo médio, autonomia, distância total e parcial, entre outros dados.

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O porta-malas tem capacidade para 320 litros com os bancos na posição normal – até 1.196 com rebatimento – e os porta-objetos variam de oito a 11, com a versão. Nos porta-copos à frente do câmbio, as garrafas de água de 500 mililitros acabam atrapalhando a troca de marchas. Revestimentos internos, segundo a Renault, agora são de material mais agradável ao toque. O porta-luvas tem 5,7 litros de capacidade.

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O ar-condicionado ganha variação automática opcional em 2015, para o topo de linha, com sensor para manter a temperatura interna – mas com o sol a pino, nos testes, demorou a readaptar. A opção manual, do Expression, refrescou a cabine mais rapidamente.

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Topo de linha oferece itens e desempenho

A versão Dynamique, topo de linha, oferece boa lista de itens de série, como rádio com CD, MP3 e entradas USB e para iPod, além de Bluetooth e comandos em alavanca satélite. O sistema Media Nav, opcional para as configurações com motor 1.6 e para o 1.0 Expression, traz tela de 7″, com exibição do GPS, dados de consumo e do ar-condicionado, além de rádio, smartphone e dispositivo USB. Segundo a francesa, em 2013 o sistema multimídia saiu de fábrica em 55% dos Sandero vendidos. Na versão 1.2, já disponível para o Logan, sai por R$ 1.430 a mais (para o Dynamique).

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O volante revestido em couro oferece excelente empunhadura, e banco do motorista, confortável, garante boa visibilidade, apesar de não ser alto – o ajuste de altura só não é de série na opção de entrada. Há comandos internos de abertura do tanque de gasolina (de 50 litros) e do porta-malas.

A versão automática do Sandero, com caixa automatizada de cinco velocidades, terá detalhes divulgados em agosto, segundo os executivos da Renault.

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ITENS DE SÉRIE

Todas as versões

– Abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível

– Ar quente

– Desembaçador do vidro traseiro

– Direção hidráulica

– Distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD)

– Retrovisor com regulagem interna

– Terceira luz de freio (brake light)

– Volante com regulagem de altura

Expression 1.0 e 1.6 Todos os anteriores, mais

– Alarme

– Computador de bordo

– Rádio com CD, MP3 e entradas USB e para iPod, além de conectividade Bluetooth

– Vidros elétricos dianteiros

– Travas elétricas

Dynamique 1.6

Todos os anteriores, mais

– Bancos rebatíveis (1/3 e 2/3)

– Faróis de neblina

– Piloto automático

– Retrovisores com replicador de seta e comando elétrico

– Rodas de liga leve

– Vidros traseiros elétricos

– Volante em couro

Opcionais

-Ar-condicionado automático

-Sistema multimídia Media Nav

-Sensor de estacionamento