publicidade

A Barca Colon

Reportagem encontra familiares de imigrantes de Joinville na Noruega

Olsen de Lillehammer são descendentes de uma irmã de Gjerth, que chegou em Joinville em 1851

08/03/2019 - 21h18 - Atualizada em: 12/03/2019 - 11h16

Compartilhe

Redação
Por Redação AN
Jonny Olsen Halberg com a irmã Helena Olsen, o filho Christian e a mãe Liv, na Noruega
Jonny Olsen Halberg com a irmã Helena Olsen, o filho Christian e a mãe Liv, na Noruega
(Foto: )

O branco nas montanhas faz da paisagem uma pintura. Os telhados das casas resistem com coragem ao peso da neve que se acumula há semanas. Mas os moradores, acostumados com menos 20 ºC, nem se preocupavam com os menos cinco que faziam quando a reportagem esteve por lá.

Em Lillehammer, a quase 200 quilômetros de Oslo, capital da Noruega, a historiadora Grethe Borgen levou a equipe até o povoado de Faberg. No lugar, onde hoje é uma pequena fazenda, morou Gjerth Olsen. Segundo ela, na época eles não tinham nada mesmo, talvez apenas as roupas que usavam, por isso resolveram se aventurar no além-mar.

A igreja onde a equipe encontrou descendentes dos Olsen lá na Noruega existe há séculos e mantém os cultos de domingo pela manhã. Jonny, Helena e Liv são descendentes de uma das irmãs de Gjerth. Boa parte da família ainda mora na região, mas muitos também partiram para outros países.

– Eles foram muito corajosos e ajudaram a construir tantos lugares. Era a oportunidade de ter uma vida nova – diz Jonny Olsen Halberg.

* Textos: Letícia Caroline Jensen, especial para o AN

Deixe seu comentário:

publicidade