nsc
    nsc

    Vivida

    Reunião em família

    24/12/2020 - 08h55 - Atualizada em: 11/01/2021 - 14h30

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Vivida é um programa de prevenção em câncer de mama baseado em medicina de precisão
    Vivida é um programa de prevenção em câncer de mama baseado em medicina de precisão
    (Foto: )

    A cena é frequente para muitos.

    Durante a reunião de família inevitavelmente identificamos semelhanças físicas entre nossos parentes. Um tem os olhos do pai, outro tem o nariz como o da mãe. E certamente não é difícil olhar-se no espelho e identificar semelhanças com os seus irmãos.

    Há menos de 200 anos os mecanismos que determinam tais semelhanças estão sendo rapidamente elucidados pela ciência, a partir dos trabalhos pioneiros de Gregor Mendel, demonstrando que o processo de herança era sistemático e podia ser expresso matematicamente. Esta descoberta abriu um novo capítulo sobre como vemos o processo de reprodução e herança de características, porém ainda não elucidava por quais meios isso ocorria. Mendel não possuía conhecimento a respeito do DNA.

    Desde então, a humanidade esta comprometida a compreender as leis e os mecanismos da hereditariedade, abrindo um novo capítulo nas ciências da vida. Prodígios científicos tem sido realizados vertiginosamente na busca de respostas que remontam as nossas origens e ao propósito existencial da humanidade .Em abril de 2003, em pouco mais de 150 anos a partir das descobertas de Mendel, graças ao esforço coletivo de milhares de cientistas e com um investimento financeiro maior do que o projeto que levou o homem a lua, completava-se o sequenciamento do primeiro genoma humano. Nos anos seguintes, estes conhecimentos e tecnologias começam a servir como base para o desenvolvimento aplicado a nossa saúde dando um novo horizonte a medicina.

    Este avanço só foi possível graças a um sinergismo que ocorreu entre a biologia molecular, bioquímica, engenharia, matemática e computação e diferentes áreas do conhecimento somado ao uso intensivo de tecnologias avançadas. Um novo campo de trabalho surge onde os sistemas biológicos não mais são uma caixa preta inexpugnável, mas passíveis de serem analisados sistematicamente em seus mecanismos mais íntimos de funcionamento.

    A nova era que já se inicia é a chamada de medicina de precisão, onde a análise genética combinada à dados bioquímicos e pessoais traça um perfil individual do nosso organismo que servirá de base para definir as estratégias de prevenção e tratamento de doenças de forma personalizada e com maior eficácia. Graças a essa capacidade o futuro que se desenrola promete amenizar dificuldades e soluções para velhos problemas que historicamente que assolam a humanidade.

    Uma das mais importantes descobertas derivadas do sequenciamento do genoma humano foi identificar que somos 99.999% idênticos, mas é na pequena diferença genética de 0.001% entre os humanos que está o segredo para uma vida mais saudável. Sendo tão parecidos intrinsicamente, é o nosso estilo de vida, decisões e eventos que ocorrem durante nosso desenvolvimento, que determinam em última instância quem somos.

    Nossa constituição genética é como se fosse um roteiro, certamente importante e com atos que não podemos nos furtar. Mas no palco que é nosso corpo, as decisões do ator, você, é que irão determinar a qualidade de vida em relação a sua saúde.

    No almoço de domingo você pode identificar muitas semelhanças com seus familiares. Mas também quais diferenças vocês possuem? O quanto elas são relevantes para a sua saúde? Como seu estilo de vida influencia a importância delas? E se suas semelhanças forem em relação a uma patologia?

    A medicina de precisão a disposição contra o câncer de mama.

    O Vivida é um programa de prevenção em câncer de mama baseado em medicina de precisão. A partir de avaliação genética e clínica trata-se um perfil de risco sobre o qual individualiza-se as recomendações preventivas adaptando-se as rotinas radiológicas de acordo com o grau de risco visando melhores chances do diagnóstico precoce. Conhecer melhor seu próprio corpo e suas pré-disposições são etapas fundamentais para conscientização da importância dos hábitos saudáveis e como estes podem modular o risco no desenvolvimento de doenças. Através do uma equipe qualificada o Vivida oferece tecnologias aplicadas e modernas para aumentar a segurança e saúde das mulheres, no conforto de sua casa, onde tudo começa com um clique e um pouco de saliva.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas