O Centro Leste de Florianópolis está passando por revitalizações por meio de obras que devem melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana para moradores e visitantes. As obras estão sendo realizadas pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Transportes e Infraestrutura, e a previsão de conclusão é no mês de junho.

Continua depois da publicidade

Nesta data, deve ser entregue a revitalização do trecho da Rua Arcipreste Paiva, que ladeia a Praça XV de Novembro. Neste momento, os trabalhos estão em andamento com a recuperação do sistema de drenagem e o nivelamento do pavimento de paralelepípedo à nova calçada, que está sendo feita de granito. Este trecho é parte de um pacote de obras que beneficiou oito vias da região.

Desde o início dos trabalhos, em 20 de março, o trecho ao lado da Praça XV tem estado provisoriamente interditado. Isso levou a algumas mudanças no trânsito local, com a Rua Arcipreste Paiva restrita ao tráfego de ônibus e táxis, sendo liberada para o trânsito em geral. Além disso, táxis que tinham ponto no trecho em obras ganharam um bolsão de estacionamento provisório entre a Praça Fernando Machado e o Largo da Alfândega.

A revitalização da Arcipreste Paiva incluiu a retirada do asfalto sobre o paralelepípedo, semelhante ao que aconteceu na via em frente à Catedral, que também foi beneficiada com a revitalização. Além disso, a rua receberá mobiliário urbano e uma estrutura cicloviária contínua, conectando-se à ciclovia existente até o Largo da Alfândega.

Outras vias também estão recebendo atenção durante esse processo de revitalização. Na Rua Nunes Machado, por exemplo, faltam apenas alguns detalhes, como a colocação de floreiras e balizadores de tráfego. Na Rua Antônio Luz, próximo ao Terminal Cidade de Florianópolis, o piso de petit pavê está sendo substituído por granito, com melhorias adicionais de drenagem.

Continua depois da publicidade

Essas obras representam uma nova urbanização para a região do centro leste da cidade, beneficiando não apenas a estética, mas também a infraestrutura e mobilidade urbana. Iniciadas em janeiro do ano passado, as obras contam com acompanhamento arqueológico solicitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), devido à necessidade de escavações em algumas áreas. Essa é a primeira etapa da obra e outras vias do centro serão atendidas dentro  do pacote do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que está em aprovação.

O investimento total para essas melhorias é da ordem de R$ 7,1 milhões e está sendo executado pela empresa Pavicon Construções Ltda. Com a conclusão prevista para o final de maio, os moradores e visitantes de Florianópolis poderão desfrutar de uma região revitalizada, mais segura e funcional.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção e veiculação desta matéria publicitária não teve custo.

Acesse o canal Florianópolis, uma cidade para todos e fique por dentro das ações realizadas na capital.

Continua depois da publicidade